PBH oferecerá oficinas de adereços de Carnaval DE GRAÇA para enfeitar monumentos da capital

Oficina será oferecida gratuitamente por meio da PBH e tem como objetivo enfeitar monumentos da capital (Montagem/Bhaz)

Olha o Carnaval aí, gente! Faltando 15 dias pra folia belo-horizontina, a prefeitura anunciou uma novidade pra 2017: monumentos da capital serão enfeitados com adereços elaborados com material reciclado, feitos pela própria população.

Batizado de “Decora BH”, o projeto da PBH, por meio da Belotur, oferecerá oficinas dadas pelo artista plástico mineiro e carnavalesco Leo Piló. Tais oficinas serão gratuitas e vão rolar nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, incluindo aulas teóricas e práticas.

Intervenções semelhantes já ocorreram em cidades como Bruxelas (Bélgica), Campinas, São Paulo e Porto Alegre, com resultados positivos. As inscrições para participar das oficinas têm vagas limitadas e devem ser feitas até esta sexta-feira (10), por meio deste link.

Os adereços serão produzidos a partir do lixo urbano, para enfeitar as estátuas, bustos, esculturas das ruas e praças de nossa cidade. “A ideia é utilizar técnicas e métodos de redução, reciclagem e reutilização na confecção dos adereços preservando e ressaltando as características peculiares de cada monumento, surpreendendo, intrigando e encantando a todos”, explicou o artista Léo Piló.

O intuito, de acordo com a Diretora de Planejamento e Economia Criativa da Belotur, Marah Costa, é destacar os monumentos da cidade estimulando a proteção do patrimônio, especialmente no período do Carnaval, devido ao grande fluxo de pessoas. “Queremos despertar a atenção da população e dos visitantes para a presença e relevância dos monumentos no cenário de Belo Horizonte, promovendo um novo olhar e experiência urbana”, conta.

Serviço

O quê? Oficinas de produção de adereços de Carnaval

Onde? Aula teórica no Auditório Belotur (Rua da Bahia, 888, 2º andar – Centro) e aulas práticas no Ateliê do Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50 – Centro, na Praça da Estação.

Quando? Aula teórica no dia 13/02, de 18h às 21h. Aulas práticas nos dias 14 ou 15/02, o participante optando no ato da inscrição ou pelo turno da manhã (das 9h às 12h), ou pelo da tarde (das 14h às 17h) ou pelo da noite (das 18h às 21h).

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!