Alunos da rede municipal de ensino em BH terão oficinas de idiomas

Ensino de idiomas acontecerá no contra turno (Divulgação/PBH)

Estudantes da rede municipal de ensino de Belo Horizonte terão aulas de língua estrangeira. A novidade faz parte do Núcleo de Línguas projeto que existe há cerca de um ano na capital mineira. A iniciativa deve ocorrer no contraturno, ou seja, após o horário de estudo dos alunos.

Ao BHAZ, Liliane Batista, coordenadora do projeto, disse que várias ações são realizadas pelo programa e que a principal novidade para este ano são as oficinas de idiomas. “Um levantamento feito nas escolas da rede municipal constatou o desejo do aprendizado da língua estrangeira, com preferência para o inglês”, diz.

A coordenadora do Núcleo conta que o próximo passo será atrair instituições parceiras para que as aulas cheguem às escolas interessadas. “A demanda de escolas que desejam o ensino de idiomas é alta e num primeiro momento será feito uma escolha de quais unidades terão estas aulas”, afirma.

Uma parceria da secretaria de Educação com o Idioma Sem Fronteiras dará início ao curso de inglês para aproximadamente 50 professoras da rede a partir da próxima semana, visto que o Núcleo tem o objetivo de capacitar tanto os alunos quanto os profissionais.

Acolhimento de estrangeiros

Entre as ações já desenvolvidas pelo Núcleo de Línguas, Liliane destaca o ensino da língua portuguesa com alunos estrangeiros. “Nossa primeira experiência foi em 2017 quando fizemos o ensino do nosso idioma para três chineses. No ano passado, passamos para uma média de 40 alunos, ampliando assim nosso serviço. Todos eles estão matriculados na rede de ensino público de BH e com o passar das atividades notamos uma melhoria na socialização dos alunos, assim como o rendimento escolar”.

O Núcleo de Línguas também prevê o ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes e professores da rede pública.

Para participar das atividades do Núcleo de Línguas é preciso estar matriculado na rede pública de ensino de Belo Horizonte. As ações também são ofertadas para os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!