Morre Janis, a onça-pintada do Zoológico de BH

onça pintada zoologico bh
A onça tinha 19 anos de idade (Suziane Brugnara/PBH)

A onça-pintada Janis, que habitava o Zoológico de BH, morreu na noite dessa terça-feira (31). O comunicado foi feito hoje pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de BH.

A onça tinha 19 anos de idade, idade acima da expectativa média da espécie sob cuidados humanos, que é de 17 a 18 anos. Na natureza, essa expectativa é de 12 a 15 anos.

Segundo a Fundação de Parques, a onça Janis estava em tratamento de uma pneumonia grave e vinha apresentando dispnéia progressiva, ou seja, dificuldade em respirar. Em decorrência do estado de saúde delicado e da idade da onça, a equipe do Zoológico de BH recorreu ao procedimento de eutanásia.

“Sua idade avançada, que contribuiu também para a falta de resposta ao tratamento e para o avanço progressivo da doença na última semana, levaram a equipe do Zoo de BH a decidir pela eutanásia do animal, uma vez que seu bem-estar estava comprometido de forma irreversível”, informou o órgão da prefeitura.

Após a realização do procedimento, houve a necrópsia com o apoio da equipe de Patologia da Escola de Veterinária da UFMG nas instalações do Zoológico.

Edição: Pedro Rocha Franco
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!