Cidadãos que dependem do transporte público de Belo Horizonte denunciam condições precárias nas viagens da linha 4106 (São Cristóvão/Santo Antõnio via Savassi). Segundo relatos, um dos ônibus da frota da BHTrans percorre todo o trajeto com as portas abertas, colocando em risco a segurança dos passageiros.
Ao BHAZ, a analista de facilities Fernanda de Carvalho Miranda conta que pega o ônibus todos os dias para chegar ao trabalho.
“Desde a semana passada que está andando com a porta aberta e o ar condicionado não funciona. O teto do ônibus tem um buraco e parece que está até um rato pendurado, ou algo que está caindo do ar condiconado, não consegui identificar” relata.
Vídeo mostra as portas abertas durante a viagem. Nas imagens, a estrutura aparece improvisada com fitas.
Ônibus em BH circula com portas abertas e buraco no teto
— BHAZ (@portal_bhaz) February 11, 2025
📹 Arquivo pessoal pic.twitter.com/DeHoKlVJXY
A analista diz que, juntamente com outros passageiros, já chegou a reclamar da situação com o motorista do veículo, que alega não ser responsável pelos problemas. “Ele não explica o porquê da porta estar aberta. Só fala que está com problema e é assim mesmo. É complicado, porque tem crianças e idosos que usam o ônibus e acaba ficando todo mundo em risco. Todos os dias os passageiros reclamam, mas nada muda”.
Fernanda também registrou uma reclamação formal junto aos canais oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte, mas ainda não obteve retorno.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que o veículo foi encaminhado para as equipes responsáveis. “As equipes da Sumob e BHTrans realizam diariamente ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários, pelas vias da cidade. Quando constatadas irregularidades, os consórcios são autuados conforme o previsto no contrato e no Regulamento do Transporte Coletivo”, diz o texto.
“Pelo preço da passagem que a gente paga, pelo menos o mínimo de conforto e segurança a gente tinha que ter. Por ser um ônbus que passa pelo Centro Sul e vai até o São Cristóvao tinha que ter uma comodidade para a gente”, completa.
Leitores do BHAZ podem enviar seus vídeos e denúncias para nosso WhatsApp: 31 98340-6584.
Nota da PBH na íntegra
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o veículo mencionado da linha 4106 já foi encaminhado às equipes da Sumob, que irão fiscalizar os problemas relatados. É importante destacar que o veículo número 20500 não possui ar condicionado. As equipes da Sumob e BHTRANS realizam diariamente ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários, pelas vias da cidade, por meio do monitoramento eletrônico e das câmeras do COP-BH. Quando constatadas irregularidades, os consórcios são autuados conforme o previsto no contrato e no Regulamento do Transporte Coletivo.
Por questões de segurança, os ônibus não podem trafegar com as portas abertas. Eles possuem um freio de porta, que impede o deslocamento enquanto as portas estiverem abertas. É responsabilidade dos consórcios manter e apresentar para a prestação do serviço veículos que estejam em plenas condições de uso, garantindo a segurança e o conforto dos passageiros.
Para receber a remuneração complementar prevista na Lei 11.458/2023, as concessionárias devem cumprir uma série de condicionantes, como segurança, limpeza, conservação dos ônibus, funcionamento do ar-condicionado, pontualidade, cumprimento da programação e respeito ao limite de passageiros.
É importante destacar ainda que o usuário deve registrar a reclamação pelos canais oficiais da Prefeitura, como o Portal de Serviços e o PBH APP. Além da linha, é necessário informar o número do veículo e o horário da ocorrência para facilitar a atuação das equipes de fiscalização. Com o número do veículo, as equipes conseguem identificar diretamente o ônibus que apresenta os problemas relatados. Todas as reclamações são devidamente apuradas e encaminhadas às concessionárias para a resolução das falhas apontadas pelos usuários”.