Ônibus do sistema Move circulam sem cobrador em Belo Horizonte

Breno Pataro/PBH

Ônibus do sistema Move já estão rodando por Belo Horizonte sem cobrador. A polêmica medida foi admitida pelos empresários do setor para a linha 62 (Estação Venda Nova/Savassi), cujo movimento, segundo os patrões, despenca aos domingos e feriados. Os trabalhadores da categoria, no entanto, garantem que outras linhas já tiveram os agentes de bordo retirados.

“Com certeza, as linhas 618, 619 e 620, além da 5250, também do Move, estão rodando sem cobrador. A medida deprecia o que já é precário. O sistema de transporte público em BH, que já é ruim, vai ficar ainda mais inseguro e lento”, afirmou ao Bhaz o diretor de Imprensa do sindicato dos trabalhadores do segmento, José Marcio Gomes Ferreira.

“O motorista já é responsável por uma série de atividades que exigem uma concentração muito alta. Isso vai criar um impacto negativo na vida desses profissionais, que já sofrem com estresse e depressão”, completa Ferreira. A medida, apesar de controversa, é legal: desde 2012 uma lei permite que os veículos Move operem sem os trocadores à noite, aos domingos e aos feriados.

Através da assessoria de imprensa, o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) afirmou que a medida não afetará o emprego de nenhum trabalhador do segmento. O Setra-BH também disse que o cobrador foi retirado porque o movimento da linha despenca aos domingos e, por fim, ainda esclareceu que a função pode ser reimplantada caso o número de passageiros aumente.

Ferreira afirmou que a retirada do agente de bordo só pode ocorrer em linhas que operem com, no máximo, seis passageiros em pé.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!