Segurança, limpeza e policiamento reforçado: PBH divulga operações durante Carnaval na capital

COP-BH foi inaugurado em 2014 e é considerado um legado da Copa do Mundo

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentou, nesta quinta-feira (8) as operações que serão realizadas pelos órgãos do Município ao longo do Carnaval 2018. Destaque para a segurança, que contará com 1.600 câmeras, que monitorarão a cidade durante a folia. Para alinhar as ações no Carnaval, os órgãos se reuniram e definiram em conjunto as atuações.

Georgia Ribeiro, diretora do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), afirmou que a força integrada de vários órgãos proporciona que a cidade receba muitas pessoas em um evento de grande porte e que diminua o impacto na capital. “Estamos aperfeiçoando nosso posto de comando integrado e temos como novidade nossa equipe volante integrada que, em três vans, realizará patrulhamento logo no começo da manhã até a madrugada”, disse.

Cada equipe volante contará com guardas municipais, agentes da BHTrans, policiais militares e fiscais. No COP-BH haverá um supervisor que ficará 24 horas realizando o monitoramento e acompanhando as câmeras em tempo real para que as equipes tomem as melhores decisões. Georgia também destacou que carros de som não serão tolerados. “Precisamos garantir o sossego daqueles que pretendem descansar. Assim que formos informados de carro de som, a fiscalização atuará e o carro poderá até ser rebocado”, disse.

Secretários estiveram presentes no COP-BH (Amira Hissa/PBH)

Os vendedores ambulantes também serão fiscalizados. Para isso, cerca de 250 fiscais estarão nas ruas da capital verificando se todos possuem a devida autorização para comercializar os produtos nas ruas. A venda de bebida em recipiente de vidro e de adereços carnavalescos está proibida. Cerca de 90% dos agentes atuarão na região Centro-Sul e ainda contarão com o apoio de 270 agentes.

Na segurança de BH, a Guarda Municipal contará com uma Unidade de Segurança Preventiva (USP), que enviará ao COP as informações. Trata-se de um trailer equipado que ficará à disposição da população. Além do canil da guarda, o contingente terá 3,3 mil seguranças privados.

Sobre o registro de assédio durante a folia, o comandante Rodrigo Sérgio Prates alerta que os cidadãos precisam respeitar a individualidade do próximo e faz um alerta. “É necessário que as pessoas façam boletim de ocorrência para que os esforços sejam empenhados na solução dos casos.

Evitar a combinação entre álcool e direção é o pedido de Célio Bouzada, presidente da BHTrans. Outra solicitação é de que a avenida do Contorno e os acessos à área hospitalar fiquem liberados. O respeito ao trajeto traçado é fundamental durante o desfile dos blocos. “O Bloco ‘Chama o Síndico’ provou que quando o cronograma é cumprido, tudo acontece da maneira correta”, disse Célio.

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) contará com 800 pessoas nas ruas para garantir a limpeza das vias públicas. Mas a atividade não ficará restrita apenas à limpeza, conforme conta Andréa Fróes, diretora operacional da SLU. “Estamos conscientizando os blocos e as pessoas para a não geração de resíduos, enviamo e-mail pedindo esta colaboração”, disse. Por BH estarão espalhados cerca de 800 containeres.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!