Pesquisar
Close this search box.

Polícia Civil apreende alimentos vencidos e prende responsável por depósito em BH

12/12/2024 às 11h40
Mercadorias apreendidas em Belo Horizonte
Polícia Civil de Minas Gerais apreende alimentos vencidos. (Divulgação/PCMG)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Vigilância Sanitária, liderou uma operação que resultou na apreensão de uma grande quantidade de alimentos vencidos e mal armazenados, além de bebidas com indícios de adulteração, em um depósito no bairro Jardim Comerciários, em Belo Horizonte. Na ação, deflagrada na terça-feira (10), o proprietário do estabelecimento, de 25 anos, foi preso em flagrante e autuado por crimes contra as relações de consumo e adulteração de produtos alimentícios.

As investigações, conduzidas pela 3ª Delegacia Especializada em Investigação de Fraudes, começaram no final de novembro, após anúncios em redes sociais oferecerem produtos a preços muito abaixo do mercado.

No local, os agentes encontraram dois cômodos repletos de mercadorias como maionese, palmito, batata frita, salsichas, catchup, creme de leite, biscoitos, drinks enlatados e tinturas capilares. Muitos dos produtos estavam vencidos ou próximos do vencimento, em condições insalubres, com presença de fezes de ratos e insetos.

A ação contou com o apoio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que utilizou três caminhões para retirar os itens apreendidos. Os produtos serão destruídos após a realização de perícia técnica, que também analisará as amostras recolhidas. Segundo a PCMG, as condições do depósito colocavam em risco a saúde de consumidores que compravam os produtos tanto no varejo quanto no atacado.

O responsável pelo depósito foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele responderá por crimes previstos no artigo 7º da Lei 7137/90 e no artigo 272 do Código Penal, que tratam de adulteração e venda de produtos impróprios ao consumo, com penas que podem incluir reclusão. As autoridades reforçam o alerta para que consumidores evitem adquirir produtos de origem duvidosa.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ
[author_socials_links]

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ