Pesquisar
Close this search box.

Orquestra de jovens da Grande BH representa o Brasil com turnê de 1 mês na Europa

Por

orquestra jovem das gerais turnê na europa
Orquestra Jovem das Gerais, de Contagem, fará turnê na Europa (Divulgação/@guilhermeleitefotografia)

A Orquestra Jovem das Gerais, de Contagem, região metropolitana de BH, vai representar o Brasil no festival “The Provençal Festival: Of Youth Orchestras”, na Europa. Entre os dias 29 de junho e 25 de julho, as crianças e adolescentes do grupo passarão pela França e pela Itália.

Fundada pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a orquestra tem o objetivo de promover o acesso à arte e à educação para crianças e jovens de baixa renda. Os 28 integrantes da orquestra têm entre 11 e 17 anos e tocam instrumentos de corda, sopro e percussão.

Para representar o Brasil na turnê europeia, a orquestra apresentará composições que abrangem diferentes momentos da música nacional. A bossa–nova de Tom Jobim, o clássico de Heitor Villa–Lobos e o baião e o xote de Luiz Gonzaga e Falamansa entrarão no repertório.

Orquestra passa por Paris e Roma

O grupo se apresentará na França entre 29 de junho e 9 de julho, e no mesmo dia vão embarcar para a Itália, onde farão apresentações até o dia 25 de julho. Os jovens passarão por cidades como Paris, Miramas, Arles, Saint-Martin-de-Crau, Nice, Turim, Florença e Roma.

“Queremos mostrar a riqueza e a diversidade da música brasileira, desde os ritmos nordestinos até a mundialmente conhecida bossa nova, passando pelo choro e o samba, representando a pluralidade cultural do nosso país”, disse Renato Almeida.

As músicas terão arranjos especiais e a instrumentação contará com naipes de corda (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico), de sopro (flauta doce, flauta transversal, clarinete, oboé, trompa e trompete) e de percussão.

Para além das apresentações, a turnê na Europa também oferecerá a oportunidade para o grupo conhecer pontos icônicos, como o Rio Sena, a Torre Eiffel e o Museu do Vaticano. Segundo Rosiane Reis, as crianças estão aprendendo francês básico para a viagem.

“As viagens são grandes oportunidades para as crianças e adolescentes participantes do projeto. Elas não só apresentam a música brasileira, mas também dão aos nossos participantes a chance de conhecer novas culturas e expandir seus horizontes”, disse Rosiane.

Um dos integrantes da orquestra, José Eduardo, de 14 anos, disse que se emocionou ao saber que faria parte da viagem. “fiquei sem palavras para agradecer essa oportunidade imensa. Acho que foi uma notícia chocante para minha vida porque eu nunca viajei para fora do Brasil”.

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ