Orquidário do Parque Municipal é reaberto ao público; programação especial vai até domingo

Espaço foi totalmente reformado

O orquidário do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital, foi reaberto ao público nesta terça-feira (19) com  cara nova. O espaço, inaugurado em 1966, passou por diversas melhorias no final de 2017 e, para comemorar a entrega do espaço ao público, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) oferece variada programação, que se estende até neste domingo (24).

O espaço conta com 450 orquídeas de espécies variadas em exposição e recebeu telhas especiais e próprias para filtrar a luz solar. Além disso, as portas, as redes elétrica e hidráulica e o sistema de bomba para a cascata, que também passou por impermeabilização.

Para completar, foi feita pintura, instalação de novos refletores nas partes interna e externa, novo bebedouro e portas do tipo blindex para permitir aos usuários do parque uma melhor visualização do local. As intervenções duraram cerca de sete meses, do final de 2017 até abril deste ano.

De acordo com a PBH, as comemorações de reabertura do orquidário ao público incluem cursos, oficinas, palestras, feira para venda de plantas e bate-papo sobre as orquídeas. Para os visitantes, o melhor acesso é pelas avenidas Andradas e Ezequiel Dias, mais próximas do local.

O orquidário é palco frequente de exposições, cursos e palestras sobre orquídeas, forma correta de manipulação e manuseio das espécies. A Sociedade Orquidófila de BH se reúne no local todas quintas-feiras, às 20h para cursos rápidos, palestras e mostras educativas, sempre com o objetivo de sensibilizar as pessoas para ações de preservação da natureza.

Além disso, exposição e vendas de orquídeas são feitas periodicamente no orquidário. O espaço é aberto ao público nesses dias e para participar dos encontros, basta que o interessado entre em contato com a Sociedade Orquidófila de BH pelo e-mail [email protected] .

Parque Municipal

Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar cidade, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.

 Com área de 182 mil metros quadrados, o parque localiza-se no hipercentro, região mais adensada da cidade e desempenha relevante papel no equilíbrio entre o processo de urbanização e preservação do meio ambiente.  Foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon que utilizou no paisagismo espécies nativas e exóticas, e forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies.

A área possui flora diversificada, com árvores e plantas ornamentais fornecedores de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna.

É uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte devido a sua localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer como brinquedos, barquinhos a remos, animais de montaria e eventos.

Horário de funcionamento: das 6h às 18h, de terça-feira a domingo.

Localização: Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro.

Informações: 3277-4161.

Entrada gratuita.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!