Dia e noite em menos de 1h! Céu ‘maluco’ e chance de chover forte levam temor a belo-horizontinos

No bairro Santo Antônio, céu escureceu e voltou a ficar claro em menos de 1 hora (BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para a possibilidade de chuvas até o fim da tarde desta sexta-feira (7) e durante o final de semana na capital. Desde o começo da manhã, a cidade está em alerta por conta da possibilidade de pancadas de chuva.

Para o final de semana, a tendência é de mais chuva, principalmente no sábado (8). Ao BHAZ, Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destacou: “O sábado será com bastante chuva e trovoadas. Teremos poucos momentos de abertura [de sol]. A possibilidade é de pancadas no fim da tarde. Durante o dia pode chover a qualquer momento”. Os termômetros devem variar de 15ºC a 24ºC.

No domingo (9), a tendência é de abertura do tempo devido a chegada de um sistema de alta pressão. “Haverá chances de chuva isolada, mas nada que preocupe a princípio”, disse.

Anete conta ainda que nesta época do ano, devido a disponibilidade de umidade, há a formação de áreas de instabilidade. “Estamos percebendo que chove e logo o tempo abre. Essa abertura favorece a formação de novas nuvens que consequentemente geram mais chuvas. Isso é normal na primavera e verão”, afirma.

Mudança de temperatura

Dados da estação Cercadinho apontam que houve uma variação de 12,2ºC entre às 16h e 22h de ontem, passando de 30,8ºC para 18,6ºC. A meteorologista conta que isso se dá pelo fato da ausência da incidência de radiação e a própria chuva. “Ontem tivemos chuva, rajadas de vento e consequentemente a ausência de radiação, por isso tivemos essa queda brusca”, explicou.

Mais chuva

Na Cidade Administrativa uma forte chuva ocorreu no começo da tarde e foi registrada. As imagens mostram a força dos ventos que atingiram a sede oficial do governo do Estado de Minas Gerais.

Nas redes sociais, internautas comentam sobre a chuva que tem sido registrada em Belo Horizonte desde a noite desta quinta-feira (6).

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!