Parada LGBT de Belo Horizonte espera atrair número recorde de participantes nesta edição

A Praça da Estação vai ficar mais colorida neste domingo (17). Isso porque são esperadas cerca de 50 mil pessoas na 19º Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que acontece amanhã, no Centro da capital mineira — o número é o maior entre todas as edições. O lema escolhido pelos organizadores para impulsionar o movimento neste ano foi “Democracia é respeitar identidade de gênero: não nos apaguem com a política.

A concentração dos participantes está marcada para as 11h, na Praça da Estação, na avenida dos Andradas. A organização informou que serão realizados atos de militância e apresentações culturais até às 16h, quando os manifestantes seguirão para a rua da Bahia e para a avenida Amazonas. A previsão para o encerramento do ato é às 20h, na avenida Olegário Maciel.

Confira o trajeto delimitado pela organização da 19º Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte:

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Em conversa com o Bhaz, um dos cordenadores do movimento, Azilton Viana, que também é vice-presidente do Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), são esperadas 50 mil pessoas na Praça da Estação. O número é recorde para todas as edições da parada em Belo Horizonte.

Além da luta pela igualdade de gênero, Azilton explica ainda que há um forte cunho político nos atos da parada de orgulho LGBT. “A parada empre teve um viés político, agora, apesar de o presidente em exercício dialogar com a bancada evangélica e os demais bancadas, e não atender aos interesses LGBT, nossos atos não serão personalizados na figura dele”, declarou.

De acordo com informações descritas na página do evento em uma rede social, a Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, a qual é realizada desde 1998, é considerada a maior manifestação popular de massa de caráter social do Estado de Minas Gerais.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!