Parque Lagoa do Nado é fechado após caso suspeito de raiva e PBH intensifica vacinação de animais

lagoa do nado
(PBH/Divulgação)

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, localizado no bairro Itapuã, na região Norte de BH, está fechado por tempo indeterminado desde a última quarta-feira (15). A medida preventiva foi adotada após um felino morrer com suspeita de raiva na região da Pampulha, nas proximidades do parque. A vacinação de animais será intensificada na capital a partir da próxima semana para combater possíveis novos casos.

Segundo a FPMZB (Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica), o caso segue em invetsigação. Só neste ano, foram diagnosticados 24 morcegos positivos para a doença.

“Sempre que é feito o recolhimento de algum animal com suspeita da doença são realizadas ações de prevenção e bloqueio vacinal para evitar novos casos em animais domésticos. O raio das ações preventivas e de bloqueio será de mil metros do local onde foi encontrado o animal”, explica a FPMZB, por meio de nota.

PBH intensifica vacinação

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) pede que a população atue em colaboração para evitar a propagação da raiva. Em caso de identificação de um animal com comportamento anormal, o morador deve acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, por meio dos telefones (31) 3277-7411/7413/7414 ou ainda pelo 156.

Para garantir a segurança de todos os moradores, a prefeitura intensificará a vacinação de animais contra a raiva, ampliando os pontos de imunização. A partir da próxima segunda-feira (20), além do Centro de Controle de Zoonoses, localizado no bairro São Bernardo, a vacina contra a raiva será aplicada em outros cinco pontos da cidade.

A PBH orienta que devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos.

Já os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.

Confira os endereços abaixo:

  • Regional Barreiro: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (Avenida Antônio Praça Piedade, 68 – Bonsucesso); Horário de funcionamento: 7 às 16 horas;
  • Regional Leste: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (Rua Antônio Olinto, 969 – Esplanada); Horário de funcionamento: 7 às 16 horas;
  • Regional Noroeste: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 – Caiçara); Horário de funcionamento: 7 às 16 horas;
  • Regional Oeste: Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (Rua Alexandre Siqueira, 375 – Salgado Filho); Horário de funcionamento: 7 às 16 horas;
  • Regional Pampulha: Avenida Professor Magalhães Penido, 770 – São Luiz; Horário de funcionamento: 8h30 às 16h30.
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!