O Parque Fazenda Lagoa do Nado, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, será reaberto de forma parcial nesta terça-feira (3). A unidade estava interditada desde o dia 13 de novembro, quando a barragem da lagoa se rompeu após fortes chuvas que atingiram a capital.
De acordo com a Prefeitura de BH (PBH), responsável pela administração do parque, serão liberadas as áreas onde estão localizados o playground, a academia a céu aberto, as quadras de peteca, de tênis e poliesportiva, a biblioteca e a lanchonete, a pista de skate, a tenda do bosquinho, a praça do sol, além do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional (CRCP) que também retoma suas atividades nesta terça.
Os outros espaços do parque seguem fechados para que sejam feitas obras de recuperação e reconstrução da lagoa, após o rompimento da barragem. Todo o fluxo de entrada e saída do parque será feito pela chamada Portaria 2, localizada na Rua Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã.
“É importante que os visitantes fiquem atentos às placas indicativas sobre as áreas ainda fechadas à visitação”, informa a PBH em comunicado. O parque estará aberto de terça-feira a domingo, das 6h40 às 21h. Entrada permitida até às 20h30, somente na Portaria 2. A entrada é gratuita e o parque não possui estacionamento interno.
“A reabertura do parque atende à demanda da comunidade, que tem um vínculo histórico com o equipamento, uma vez que a área foi transformada em parque a partir de uma mobilização da comunidade local nos anos 1980”, completa o texto.
Até a década de 1960, a área do parque era parte da Fazenda Engenho Córrego do Nado, de propriedade da família do ex-prefeito de BH, Américo Renné Giannetti. Com a ocupação dos bairros do entorno, a Fazendinha Janete, como era chamada, começou a ser utilizada como área para recreação e lazer – até que o parque foi inaugurado em 1994.