Passageiros se ‘espremem’ para fora de ônibus em movimento e cena revolta trabalhadores na Grande BH

A cena viralizou após ser compartilhada por uma página no Instagram (Reprodução/@bh.da.zuera/Instagram)

Um vídeo que mostra passageiros literalmente caindo para fora de um ônibus superlotado tem gerado revolta nos moradores da Grande BH desde essa quarta-feira (29). O ônibus é da linha 5635, de Vespasiano, na região metropolitana da capital. A Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade), responsável pela administração da linha, explicou o problema e disse que está trabalhando para resolvê-lo (veja abaixo).

A cena viralizou após ser compartilhada pela página @bh.da.zueira, que reúne memes e momentos peculiares da capital mineira. Nas imagens, é possível ver uma mulher e um homem se agarrando às portas traseiras do coletivo, que estão abertas, para tentarem se equilibrar enquanto o ônibus arranca.

O momento gerou revolta em centenas de pessoas, que lamentaram a situação e compartilharam, na seção de comentários, episódios semelhantes observados em outras linhas que circulam por BH e região. “Triste. Já não basta o dia inteiro ralando, na hora de ir embora é essa luta”, disse um morador.

“Arriscar a vida dessa forma… É muita humilhação e falta de respeito com os usuários”, lamentou um segundo, enquanto outro comentou: “A ida e volta do trabalhador às vezes é mais cansativa do que o próprio trabalho”. Vários ainda reclamaram que tantas pessoas tenham que se submeter a situações como essa mesmo pagando quase R$ 7 de passagem.

‘Descaso’

O ônibus que aparece nas imagens é da linha 5635, que circula pela região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a autora do vídeo, a situação observada nas imagens se repete diariamente. “Quem pega todo dia sabe que esse tipo de situação é muito comum”, comentou a jovem Bela Coelho, em publicação nas redes sociais.

“Aquele ônibus é o que sai às 19h da estação, então se você chega 19h01, você já não consegue mais pegar ele. E a galera que perde esse de 19h – que é o meu caso quase todos os dias, porque eu voltou do trabalho e dependo dele -, o próximo é só 19h40”, detalhou a jovem.

Segundo ela, é justamente essa grade de horários muito espaçada que contribui para piorar a lotação: “A galera que vai chegando quer se enfiar naquele para não esperar 40 minutos. Eu acho um descaso”. Ainda segundo Bela, a superlotação não é o único problema da linha.

“É horário de pico, o ônibus é um lixo, todo ‘regaçado’, já passou da hora do pessoal tomar uma medida. Eu filmei porque eu achei engraçado, mas não é nem de rir a situação”, lamentou a jovem.

O que dizem os responsáveis?

A administração da linha é de responsabilidade do DEER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), gerido pela Seinfra. Procurada pelo BHAZ, a pasta defendeu que o episódio aconteceu por causa de um problema pontual.

“Na tarde de ontem, um ônibus da linha 5635 foi incendiado em Vespasiano, ficando completamente destruído. Tal fato impactou em toda a operação da linha 5635, inclusive nos horários noturnos”, diz trecho da nota (leia nota íntegra abaixo).

A secretaria ainda informou que o serviço já foi normalizado nesta quinta, mas a equipe de fiscalização do DER-MG vai solicitar “esclarecimentos ao consórcio responsável”. Isso porque o ônibus tem um dispositivo que deveria proibir a circulação com as portas abertas.

“Reforçamos que os usuários das linhas metropolitanas podem contribuir com a fiscalização dos serviços prestados pelos consórcios, registrando solicitações no telefone 162, opção 9, da Ouvidoria Geral do Estado, no site ou também pelo aplicativo MG App”, finalizou a pasta.

Nota da Seinfra na íntegra

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) esclarece que na tarde de ontem, quarta-feira (29/9), um ônibus da linha 5635 foi incendiado em Vespasiano, ficando completamente destruído.

Tal fato, impactou em toda a operação da linha 5635, inclusive nos horários noturnos.

Importante ressaltar que hoje (30/9) o serviço já foi restabelecido e se encontra operando normalmente.

Em relação à condição de manutenção dos veículos, a equipe de fiscalização do DER-MG foi acionada e irá solicitar esclarecimentos ao consórcio responsável pela linha, tendo em vista que o veículo possui dispositivo para não transitar com as portas abertas. Se forem constatadas irregularidades, o consórcio poderá ser autuado.

Reforçamos que os usuários das linhas metropolitanas podem contribuir com a fiscalização dos serviços prestados pelos Consórcios, registrando solicitações no telefone 162, opção 9, da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), no site www.ouvidoriageral.mg.gov.br, opção Desenvolvimento e Infraestrutura, ou também pelo aplicativo MG App.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

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