Passeata por proteção de crianças e adolescentes homenageia Bárbara Victória em BH

passeata barbara victória (1)
Passeata aconteceu na manhã desta sexta-feira (Divulgação/CRAS + Reprodução/Redes sociais)

Uma passeata em defesa das crianças e adolescentes tomou as ruas do bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (26). O ato homenageou Bárbara Victória, de 10 anos, foi morava no mesmo bairro e foi assassinada.

A ação foi promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mantiqueira, com o título de “Proteja nossas crianças e adolescentes”.

A manifestação saiu do CRAS Mantiqueira, passou pela rua José Félix Martins e encerrou no encontro da rua José Felix com a rua Maria de Lourdes da Cruz, na praça em frente ao Shopping Pedra Branca.

As instituições Escola Municipal Pedro Guerra, Escola Estadual Juscelino Kubitschek , Centro de Saúde Venda Nova, CREAS VN, Miguilim, Conselho Tutelar Venda Nova e representantes do FEVCAMG participaram do ato. Durante o trajeto, a Escola Municipal Milton Campos e a Escola Municipal Moisés Kalil também aderiram.

Passeata reuniu moradores e instituições (Reprodução/CRAS)

O crime

Bárbara Victória Rodrigues desapareceu no dia 31 de julho ao sair de casa, à tarde, para comprar pão em uma padaria de Venda Nova.

O corpo da criança foi encontrado dois dias depois em um campo de futebol no bairro Landi 2ª Seção, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na ocasião, a Bárbara estava com a camisa do Atlético, mas sem o short amarelo que usava na última vez em que foi vista. Imagens de câmeras de segurança mostram a menina correndo na rua com uma sacola de pão, após passar na padaria.

A perícia concluiu que a menina foi vítima de violência sexual e morta por asfixia no domingo, 31 de julho, mesmo dia em que foi vista pela última vez em uma padaria de Ribeirão das Neves.

O material genético de Paulo Sérgio de Oliveira, 50 anos, foi encontrado no corpo da vítima. O homem foi visto nos mesmos registros e apontado como o principal suspeito. Após intensa mobilização popular e repercussão do caso na mídia, Paulo se suicidou na casa de uma tia (entenda aqui).

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!