O candidato do PT, Patrus Ananias, votou na manhã deste domingo (4), em Belo Horizonte. Ele chegou ao local de votação, na campus da PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, acompanhado de apoiadores e de outros candidatos parceiros, como Pedro Roussef (PT), que tenta uma vaga na Câmara de Deputados; Rogério Corrêa (PT), candidato a deputado federal; Bruno Pedralva (PT), que busca uma vaga na Assembleia Legislativa; o ex-procurador geral do Estado, Jarbas Soares, vice de Patrus; e Áurea Carolina (PSOL), que tenta uma das duas vagas ao Senado por Minas.
Patrus Ananias (PT) é o segundo colocado nas pesquisas para governador de Minas Gerais. Nascido em Bocaiúva, no Norte do estado, ele é advogado e professor aposentado de Direito da PUC Minas. A trajetória política começou em 1988, com a eleição para a Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Quatro anos depois, assumiu a Prefeitura da capital. No comando da cidade, adotou medidas voltadas à participação da população nas decisões públicas e às políticas de assistência e segurança alimentar. Entre as iniciativas de sua gestão estão o Orçamento Participativo e os Restaurantes Populares.
A atuação em Belo Horizonte abriu caminho para a carreira no governo federal. Durante a gestão de Lula (PT), Patrus comandou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde esteve à frente da implementação do Bolsa Família e da estruturação do SUAS, sistema que organiza as políticas de assistência social no país. No governo Dilma Rousseff (PT), também ocupou o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Hoje, Patrus está no quarto mandato como deputado federal e atua na Câmara como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e coordenador da bancada do PT na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.
A pesquisa da Quaest, divulgada no início da noite de ontem, mostra Cleitinho com 54% , seguido de Patrus Ananias com 23% e Alexandre Kalil com 10%. Flávio Rosco é o quarto colocado com 6%.
Depois aparece o atual governador Mateus Simões, com 4%, e Gabriel Azevedo, com 2%. O influenciador Ben Mendes tem 1%.
Os demais candidatos não pontuaram.
O levantamento da Quaest foi encomendado pela TV Globo e ouviu 3.204 eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-06889/2026.








