Prefeitura abre seleção de propostas artísticas para a 7ª edição da Virada Cultural de BH

virada cultural
Serão selecionadas 100 atrações no campo das artes cênicas e visuais, audiovisual, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras digitais, gastronomia, entre outros (Nereu Jr/PBH)

Está aberto o cadastro de propostas artísticas e culturais para a 7ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte. O evento, idealizado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) em parceria com o Instituto Periférico, volta às ruas do hipercentro da capital nos dias 3 e 4 de setembro.

As propostas devem ser enviadas até 4 de julho, gratuitamente, por meio de formulário disponível no portal da PBH. No site também poderá ser acessado o regulamento de participação. Podem se inscrever indivíduos, grupos e coletivos residentes na capital ou na Grande BH.

Neste ano, a Virada Cultural vai selecionar 100 atrações no campo das artes cênicas e visuais, audiovisual, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras digitais, gastronomia, intervenções e instalações urbanas, literatura, moda e design, e música. As propostas serão avaliadas por uma comissão que contará com representantes do poder público e da sociedade civil, em conjunto com a equipe de coordenação do evento.

Os artistas poderão submeter mais de uma proposta à comissão, que selecionará uma dentre as examinadas. Os avaliadores levarão em conta a originalidade da proposta, a relevância sociocultural na região metropolitana de BH, a adequação ao formato e ao conceito do evento, a equidade na distribuição de áreas e subáreas e a adequação técnica e estrutural.

Reencontro, convivência e afeto

A secretária Municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, explica que a nova edição visa celebrara a retomada das atividades presenciais na cidade, após dois anos de isolamento por conta da pandemia de Covid-19.

“A Virada deste ano celebra o reencontro, a convivência e o afeto entre as pessoas. O evento integra uma série de iniciativas da Prefeitura de Belo Horizonte que, a partir da arte, cultura, do lazer e esportes, fortalecem as relações sociais, qualificam o ambiente urbano e reforçam o sentimento de pertencimento à cidade”, destaca.

O objetivo da edição de 2022 é convidar a população a experimentar, descobrir e redescobrir ambientes e vivências no cenário urbano de Belo Horizonte, por meio de uma programação plural. As atividades poderão ter formatos variados e ocuparão os palcos do evento, ruas, calçadas, prédios, parques, praças, viadutos e demais espaços de circulação do hipercentro.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!