PBH abre vagas para cursos gratuitos de gastronomia e confeitaria

Cursos e gastronomia e confeitaria serão gratuitos
Cursos de gastronomia e confeitaria serão gratuitos (Divulgação/Mariana Correa/PBH)

A PBH abrirá inscrições para dois novos cursos do projeto “Gastronomia para Todos: técnica e conceitos”, na próxima quarta-feira (1ª). Ao todo serão 250 vagas gratuitas para os cursos de gastronomia e confeitaria. As inscrições devem ocorrer a partir das 14h de quarta, no site da prefeitura com links específicos para gastronomia e confeitaria.

As aulas com o Chef Edson Puiati terão início no dia 14 de junho e vão até o dia 26 de julho, com vagas disponíveis nos turnos matutino e noturno. Já as aulas com a chef confeiteira Mariana Correa vão de 9 de junho a 28 de julho, apenas no turno noturno. A novidade desta edição é a modalidade de curso voltada para as técnicas e conceitos da confeitaria.

“Belo Horizonte também se destaca pela qualidade dos seus doces, bolos, roscas e quitandas, tão apreciadas e reconhecidas nacional e internacionalmente. Fizemos um levantamento dentre os 600 participantes que já passaram pelo curso e notamos que mais de 70% dessas pessoas lidam com a produção e comercialização de bolos e doces. Decidimos, então, nesta nova etapa, buscar um conteúdo específico sobre o tema e incentivar este nicho de mercado”, explica Cláudio Chaves Beato Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos” foi criado em 2021, com o objetivo de oferecer desenvolvimento, capacitação e técnicas gastronômicas para quem já tem ou pretende ter um negócio no setor de alimentação.

Histórico das edições

Com a pandemia de Covid-19, as três primeiras edições do curso “Gastronomia para Todos: técnica e conceitos” ocorreram online. Mesmo assim, alunos iniciantes no ramo puderam conviver com profissionais de longa trajetória no setor gastronômico.

“A interação entre os participantes nos surpreendeu, pois encontramos histórias de pessoas que cozinhavam por hobby e, diante da demanda de vizinhos, que também estavam isolados, começaram a criar uma rede de vendas, se organizaram e se estruturaram como um pequeno negócio”, conta Camilla Freitas, diretora de Projetos estratégicos e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Os debates abordam também técnicas de produção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos prontos para o consumo, além das melhores práticas de manipulação de alimentos, formação de preços e lições de empreendedorismo.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!