Novas datas: PBH antecipa 2ª dose da vacina contra a Covid para público acima de 20 anos

vacinação pbh
Só poderão completar o esquema vacinal as pessoas que tenham tomado a primeira há pelo menos 8 semanas (Pedro Gontijo/Agência Minas)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) atualizou, nesta segunda-feira (25), o calendário de vacinação contra a Covid-19 do público acima dos 20 anos. A partir do dia 1º de novembro, poderão tomar a segunda dose do imunizante os belo-horizontinos de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos.

Os jovens dessas idades, no entanto, precisam ficar atentos. É que a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que só poderão completar o esquema vacinal as pessoas que tenham tomado a primeira há pelo menos 8 semanas. Confira o cronograma atualizado:

  • Dia 26/10, terça-feira: segunda dose para pessoas de 34 anos;
  • Dia 27/10, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 31 anos;
  • Dia 28/10, quinta-feira: repescagem de dose de reforço para idosos e trabalhadores da saúde já convocados, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo; repescagem de dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão já convocadas, cuja segunda dose tenha completado 28 dias;
  • Dia 29/10, sexta-feira: dose de reforço para idosos de 89 anos e mais, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo; segunda dose para pessoas de 30 anos;
  • Dia 30/10, sábado: não haverá vacinação;
  • Dia 1º/11, segunda-feira: segunda dose para pessoas de 29 e 26 anos;
  • Dia 2/11, terça-feira: não haverá vacinação;
  • Dia 3/11, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 25 anos;
  • Dia 4/11, quinta-feira: segunda dose para pessoas de 24 e 22 anos;
  • Dia 5/11, sexta-feira: segunda dose para pessoas de 21 e 20 anos;
  • Dia 6/11, sábado: não haverá vacinação.

Documentos necessários

Os adultos convocados para a segunda dose precisam comparecer ao local de vacinação com o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Já os idosos que vão receber a dose de reforço, além desses documentos, também precisam ter recebido a segunda dose no prazo de 6 meses ou faltando 15 dias para completar este prazo.

A prefeitura ressalta que pessoas com menos de 89 anos que tomaram a AstraZeneca ainda não devem comparecer aos locais de vacinação e devem aguardar o intervalo para tomar a dose de reforço.

Já os trabalhadores da saúde convocados para a terceira dose precisam ter recebido a segunda no prazo de 6 meses ou faltando 15 dias para completar este prazo. Esse público deve apresentar, além dos documentos pessoais, algum que comprove ser um trabalhador ativo em estabelecimentos de saúde localizados em Belo Horizonte.

Locais de vacinação

O horário de funcionamento dos locais de vacinação é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Também existem quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os endereços:

  • UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
  • Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 – Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
  • UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 – Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;
  • Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 – Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.

Antes de se dirigir ao local de vacinação, as pessoas convocadas devem sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura. Para evitar filas e aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação.

Com PBH

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!