PBH antecipará salário dos servidores e pagará o 13° integralmente

prefeitura-de-belo-horizonte
Datas para os pagamentos foram divulgadas (Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte comunicou, nesta sexta-feira (20), que antecipará o pagamento do salário dos servidores e pagará o 13° integralmente. A estratégia é para estimular as compras no comércio da capital. As datas para os pagamentos dos servidores e trabalhadores formais já estão definidas.

Embora os rendimentos da capital tenham abaixado neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, essa decisão da PBH mostra-se como um apoio ao comércio. Com isso, o pagamento antecipado dos servidores, aposentados e pensionistas da prefeitura, referente à folha de novembro, será depositado no dia 1º de dezembro.

Em relação ao 13° salário, o pagamento será feito em duas parcelas para os funcionários contratados por meio de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Isso por causa do regimento da CLT. Sendo assim, a primeira parcela será paga no dia 30 de novembro, e a segunda em 10 de dezembro. Já os demais trabalhadores formais, mas que não têm vínculo com a CLT, receberão o 13° de forma integral no dia 10 de dezembro.

Ao todo, a prefeitura estima que 67,3 mil agentes públicos, sendo 47,8 mil ativos e 19,5 mil aposentados e pensionistas, irão receber o benefício. Para isso, serão destinados por volta de R$ 324 milhões. Segundo a PBH, a concessão dos benefícios foi retomada por conta de um plano de contingenciamento que a gestão realizou na cidade.

Valorização do servidor

Em 2019, o Estado tinha uma dívida com o município no valor de R$ 500 milhões, e as arrecadações também foram baixas. “Mesmo diante desse cenário, a prefeitura priorizou a valorização do servidor e conseguiu garantir a recomposição inflacionária para 2019 e 2020”, informou a PBH.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!