PBH cobrará taxa de morador que aluga espaço para estacionamento em dia de jogos

Divulgação

Moradores da região da Pampulha que cedem espaços para que motoristas estacionem em dias de jogos e outros eventos no Mineirão e no Mineirinho deverão pagar uma taxa à Prefeitura de Belo Horizonte para continuar disponibilizando as vagas não convencionais. A Lei 10.973, que inclui tal determinação, foi sancionada pelo Executivo e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na semana passada.

De acordo com a proposta apresentada pelo vereador Sérgio Fernando (PV), ainda em 2015, estacionar em residências, comércios e lotes vagos passa a ser permitido no entorno dos estádios desde que o responsável consiga uma licença junto à PBH e cumpra algumas regras. Entre elas, o proprietário deve informar por meio de sinalização o valor cobrado para que os carros sejam deixados nos locais, além de disponibilizar segurança física para garantir a integridade dos veículos.

O prazo para que os automóveis fiquem nos espaços também é determinado pela lei. Carros e motos poderão ficar nas vagas 12 horas antes do início dos eventos e até três horas depois. A venda de bebidas e de itens de alimentação, no entanto, é proibida. Pela lei, que deve ser regulamentada em até 90 dias, “nenhuma outra atividade será, simultaneamente, permitida nos respectivos imóveis”.

Reprodução/DOM
Reprodução/DOM

A proposta que regulamenta os estacionamentos não convencionais no entorno da Pampulha tem como justificativa o fato de que faltam vagas na região em dias de grandes eventos. “A questão de vagas para estacionamento de veículos no dia de jogos e eventos no Mineirão e Mineirinho merece atenção, pois faltam vagas para abrigar os veículos”, explica o vereador no começo da justificativa. “Com, isso muitas pessoas deixam seus veículos estacionados de modo irregular”, completa.

O valor da taxa aplicada a quem disponibilizar espaços como estacionamentos ainda não foi definida, nem a forma como a fiscalização dos espaços deve ocorrer. Outro ponto que a Lei 10.973 não aborda são as possíveis multas aplicadas aos proprietários das vagas que descumprirem as determinações.

Detalhes da proposta devem ser explicados a partir da publicação de uma portaria ou decreto. A PBH, no entanto, não tem nenhuma previsão a respeito. O estádio Independência, que fica no Horto, na região Leste da capital, não figura nas normas apresentadas pela lei. A área também possui grande quantidade de estacionamentos não convencionais.

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!