PBH convoca crianças de 9 anos sem comorbidades para vacinação contra Covid-19

Vacinação de crianças
Vacinação amanhã vale para crianças nascidas de janeiro a junho de 2012 (SMSA/Divulgação)

Crianças de 9 anos de idade, sem comorbidades, já poderão receber a vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira (27) e na sexta-feira (28). De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a imunização será realizada após o repasse de 15.940 doses de Pfizer ao município.

A vacinação amanhã vale para crianças nascidas de janeiro a junho de 2012. Já na sexta-feira, quem recebe a primeira dose são as crianças nascidas de julho a dezembro de 2012.

Algumas faixas etárias também foram convocadas para repescagem e dose de reforço (veja cronograma abaixo).

“A ampliação da vacinação para outras faixas etárias será feita de forma gradativa, condicionada ao recebimento de novas remessas”, informa a PBH.

Vacinação infantil em BH

Confira o cronograma atualizado da vacinação de crianças em Belo Horizonte:

  • Quinta-feira (27):
    • primeira dose para crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2012 e que ainda tenham 9 anos na data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte;
    • dose de reforço para pessoas de 46 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
    • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11 e 10 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte
  • Sexta-feira (28):
    • primeira dose para crianças sem comorbidades nascidas de julho a dezembro de 2012 e que ainda tenham 9 anos na data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte;
    • dose de reforço para pessoas de 45 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
    • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação; crianças sem comorbidades de 11 e 10 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2012 e que ainda tenham 9 anos na data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte

Orientações

Para se vacinar, as crianças com ou sem comorbidades devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização de para vacinação, disponibilizado neste link, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para se vacinar as crianças com as comorbidades disponibilizadas neste link.

Para a aplicação, a orientação é que apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.

Dose de reforço

Para que as pessoas possam receber a dose de reforço é necessário apresentar o documento de identidade, cartão de vacinação e ter recebido a segunda dose no prazo de pelo menos 4 meses.

Os chamamentos continuarão a ser feitos, mas se uma pessoa, independentemente da idade, já completou esse prazo, pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras é das 8h às 17h. Já dos pontos de drive-thru é das 8h às 16h30. Os shoppings funcionam das 13h às 19h30. A vacinação nas escolas é das 9h às 16h.

A PBH reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados aqui, antes de se deslocar aos pontos de imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!