PBH desmente boatos de lockdown e diz que ‘não há perspectiva para novas restrições’ na capital

lockdown bh
Mensagens encaminhadas pelo WhatsApp sugerem que medida restritiva máxima seria adotada a partir da próxima semana em BH (Amanda Dias/BHAZ)

Rumores sobre um novo lockdown em Belo Horizonte começaram a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (5). Uma mensagem que circula pelo WhatsApp sugere que a medida restritiva máxima seria adotada a partir da próxima semana na capital. Sobre o assunto, o BHAZ procurou o médico infectologista Carlos Starling, do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), que afastou os boatos.

“Fake news total, não tem nada disso. A piora do cenário epidemiológico da cidade em relação à Covid sempre foi uma preocupação para o Comitê, mas isso não está sendo cogitado neste momento, porque não tem se refletido numa pressão sobre o sistema de saúde igual nós já tivemos”, afirma Starling.

O infectologista também desmentiu que Belo Horizonte estaria registrando muitos casos de Flurona – infecção dupla por Influenza e Covid-19 – como o autor da mensagem afirma. “Nós não temos nenhum registro ainda, mas isso é algo comum e que pode acontecer”, alerta ele.

Ao BHAZ, a PBH informou, por meio de nota, que “neste momento não há perspectiva para novas restrições”. “A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença no município e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas”, diz o comunicado (leia na íntegra abaixo).

mensagem lockdown bh
Mensagem citando falsa reunião da PBH viralizou nesta quarta (Reprodução/Whatsapp)

Procura por enfermarias é alta

Pelo terceiro dia consecutivo, a ocupação de enfermarias destinadas ao tratamento de pacientes com Covid-19 em Belo Horizonte está no vermelho. Segundo o Boletim Epidemiológico da PBH, divulgado no fim da tarde de hoje (5), 78,4% dos 486 leitos de enfermaria – das redes pública e privada de saúde – estão ocupados na capital.

Somente no SUS (Sistema Único de Saúde), a ocupação está em 107,5%. Em função da crescente demanda de pacientes com sintomas respiratórios, a prefeitura anunciou hoje que vai abrir até 70 novos leitos de enfermaria (veja aqui).

Em nota, a administração municipal informou que a ampliação do atendimento médico está previsto para iniciar até o próximo fim de semana. A PBH ainda ressalta que a taxa de ocupação de leitos de enfermaria Covid acima de 100% não é um indicativo de que o número excedente signifique fila.

E os outros indicadores?

A ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) na capital apresentou uma leve queda, mas ainda permanece no nível de risco intermediário. Segundo o boletim diário da PBH, nesta quarta-feira (5), a capital tem 62,2% dos 201 leitos destinados a pacientes graves da Covid-19 ocupados. Ontem (4), a ocupação estava em 64.2%.

Já o fator Rt, que mede a velocidade de transmissão da doença, está em 1,16. O número representa uma leve queda em comparação ao boletim de ontem, em que a transmissão estava em 1,17.

Boletim Epidemiológico e Assistencial divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (Reprodução/PBH)

Nota da PBH na íntegra

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que para fins de avaliação do cenário epidemiológico, a Prefeitura também leva em consideração a taxa de matriciamento de risco (MR), que atualmente está em 89%. Um dos fatores avaliados para cálculo do MR é o número de vacinados no município, que tem aumentado a cada dia.

A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença no município e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas. Neste momento não há perspectiva para novas restrições.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!