PBH diminui número de vacinados em 30 mil após erro de digitação

PBH
Prefeitura de Belo Horizonte alegou erro de digitação (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) diminuiu o número de vacinados com a primeira dose na capital em mais de 30 mil, entre a última sexta-feira (25) e essa segunda-feira (28), no boletim epidemiológico e assistencial. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número mais recente representa a realidade da vacinação, enquanto o quadro de Covid-19 do final da semana passada apresenta um “erro de digitação”.

O balanço errado informava 1.099.712 aplicações de primeira dose. Nessa segunda, porém, esse total recuou para 1.068.629 – uma diminuição de 31.083 doses. Procurada pelo BHAZ, a PBH admitiu, em nota (veja na íntegra abaixo), “um erro de digitação no quantitativo de pessoas vacinadas com a primeira dose” na sexta-feira. O Executivo Municipal ainda reforçou que a correção foi feita no boletim epidemiológico de ontem (28).

Não houve nenhuma outra defasagem. Desta forma, além de 1.068.629 imunizados com a primeira dose, a capital ainda acumula 420.339 pessoas que completaram o esquema vacinal, isto é, receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A maior parte dos imunizados receberam a vacina Oxford/​AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ou a Coronavac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Sem indicadores no vermelho

Nenhum dos três principais indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte estão no vermelho. Desde o boletim epidemiológico de sexta-feira (25), a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) se encontra no nível amarelo, assim como havia acontecido no início da semana passada, antes de o indicador ficar no vermelho novamente.

O levantamento mostra que tanto a ocupação de leitos de UTI como a de leitos de enfermaria estão em nível amarelo de alerta, enquanto número médio de transmissão (Rt) por infectado segue em nível verde. Em relação à sexta-feira, os números de segunda se mostraram ainda melhores.

Indicadores da Covid-19 dessa segunda-feira (Reprodução/PBH)

Até a última sexta (25), BH tinha 69,4% das UTIs ocupadas, e hoje o número está em 68,4%. Já os leitos de enfermaria estavam com 52% de ocupação, índice que caiu para 50,4%. O Rt segue com os melhores índices, e caiu de 0,93 para 0,91. Essa é mais uma na sequência de quedas nos números da doença que vem acontecendo nos últimos dias na capital mineira.

Nota da PBH na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na sexta-feira, dia 25, houve um erro de digitação no quantitativo de pessoas vacinadas com a primeira dose. A correção foi feita no Boletim Epidemiológico e Assistencial desta segunda-feira, dia 28”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!