PBH exonera gerente de parque municipal após funcionária denunciar estupro

08/08/2024 às 16h48 - Atualizado em 08/08/2024 às 16h49
estupro parque bh
Mulher denuncia que abuso ocorreu em parque, no horário de trabalho dela (Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte exonerou o gerente de um parque municipal da capital mineira, acusado de estuprar, perseguir e ameaçar uma funcionária terceirizada. Ele ficará exonerado do cargo até o final das investigações. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (8).

A mulher alega que foi obrigada a manter relações sexuais com o chefe no banheiro de um parque municipal de BH. De acordo com o boletim de ocorrência, o crime ocorreu no dia 15 de janeiro deste ano.

O homem teria mandado que todos os funcionários se retirassem do parque, permanecendo apenas a vítima no local. Em seguida, o gerente disse que demitiria a mulher caso ela recusasse as investidas dele.

Aos policiais, a funcionária disse ainda que no dia 17 de janeiro o gerente foi até o parque com a intenção de cometer outros abusos, mas que ela não estava no local. Nesse mesmo dia, a vítima denunciou o chefe na corregedoria da prefeitura.

Após isso, o suspeito procurou a polícia para registrar queixa de calúnia contra a mulher. Ele relata que está sendo acusado injustamente, e que teme por sua integridade física e retaliações profissionais.

Ameaças e retaliação

Segundo a funcionária, após as denúncias o gerente passou a persegui-la, mandando que ela fizesse serviços de limpeza fora do parque com jornadas exaustivas. Ela denunciou também que ficou por mais de 8h sem poder usar o banheiro. A mulher alega que, por causa do trabalho forçado, precisou ser internada no hospital com lombalgia e teve infecção urinária.

Conforme o registro policial, no dia 9 de maio o gerente teria ordenado que a vítima fosse transferida do local de trabalho. “A vítima relata que no mês passado recebeu ameaça do autor por ligação telefônica, na qual o autor ameaçou atropelar a vítima”, diz trecho do documento.

A mulher relatou que tem o costume de ir de bicicleta para o trabalho, mas que foi alertada por um colega para que evitasse o transporte, “porque o autor ameaçou que onde a vítima estiver, vai passar com o carro por cima”.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ