Prefeitura de BH instala dispositivo para alertar motoristas sobre risco de alagamentos

dispositivo alerta alagamentos
A Prefeitura de Belo Horizonte implantou uma dispositivo luminoso para orientar os motoristas em caso de alagamentos (PBH/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou, nesta quarta-feira (21), uma dispositivo luminoso para orientar os motoristas em caso de alagamentos na Rua Joaquim Murtinho e na Avenida Prudente de Morais. A sinalização já opera na Rua Joaquim Murtinho, entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá, no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul de BH.

O dispositivo, semelhante a um semáforo, possui lâmpadas amarelas e vermelhas e tem a função de alertar os motoristas sobre a possibilidade de alagamentos na região. Dessa forma, em caso de alerta vermelho, o motorista deverá optar por desvios.

O dispositivo luminoso para alagamentos irá operar em três modos:

  • Amarelo – No período chuvoso ele irá piscar em amarelo para chamar a atenção dos motoristas para ficarem atentos.
  • Vermelho – Indica que o trecho da Avenida Prudente de Morais está alagado e interditado. Os motoristas não devem seguir em frente, realizando os desvios pelas ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá.
  • Desligado – Sem alertas.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Com PBH

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!