Prefeitura interdita três locais que promoveram festas irregulares durante o Carnaval em BH

sapucaí bh
A rua Sapucaí, no bairro Floresta, e a Praça do Papa, no Mangabeiras, foram alvo de atenção especial da prefeitura (Giulia Di Napoli/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) interditou, durante o Carnaval, três estabelecimentos que promoveram festas irregulares na capital mineira. Segundo a administração municipal, os três eventos ocorreram na Pampulha, sem licença e provocaram poluição sonora. Ao todo, durante a data, foram realizadas cerca de mil vistorias de diversas naturezas na cidade.

A Vigilância Sanitária trabalhou em regime de plantão, com 35 equipes de fiscais sanitários para a verificação do cumprimento dos protocolos sanitários. Entre eles, a comprovação de vacinação contra a Covid-19, disponibilidade de álcool em gel e uso de máscaras.  

O não uso da máscara foi a maior irregularidade verificada, seguida pela indisponibilidade de álcool em gel. A maior parte das ações fiscais gerou advertência. Não houve aplicação de multa nem apreensões. 

Rua Sapucaí é alvo de atenção especial

A rua Sapucaí, no bairro Floresta, e a Praça do Papa, no Mangabeiras, foram alvo de atenção especial, contando com equipes integradas para a fiscalização de denúncias de poluição sonora, combate à ação de ambulantes clandestinos, obstrução do trânsito e para evitar demais irregularidades.

O mesmo ocorreu nos bairros Colégio Batista, Concórdia, Lagoinha e Santa Tereza. Outras áreas tiveram apenas demandas pontuais, que foram devidamente atendidas.

100 toneladas de lixo

Só de resíduos, a Superintendência de Limpeza Urbana recolheu mais de 100 toneladas. Desse total, sete toneladas foram de vidro, que foram doadas para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Foram gastos 180 mil litros de água em ações de lavação.

Além dos serviços rotineiros de limpeza urbana, que funcionaram normalmente durante todo o período, a secretaria disponibilizou 42 equipes em escala especial de turnos e horários para o Carnaval, em um total de 464 garis, além de motoristas e veículos. 

Balanço do Carnaval

No período entre as 18h da última sexta-feira (25) até as 6h desta quarta-feira (2), foram registrados 82 acidentes de trânsito com vítimas não-fatais, 12 estacionamentos irregulares de veículos sobre o passeio e um dano ao patrimônio.

A Guarda Municipal registrou em toda a cidade um total de 167 estacionamentos de veículos sem rotativo, 97 estacionamentos em vagas de carga e descarga e 64 casos de motoristas dirigindo e manuseando celular. Em todos os casos foram emitidos os devidos autos de infração de trânsito.

Com PBH

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!