PBH suspende Prova de Vida para aposentados e pensionistas na capital

Prova de Vida suspensa
Ao todo, a PBH conta com 19,9 mil aposentados e pensionistas (IMAGEM ILUSTRATIVA/Envato)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) suspendeu a Prova de Vida 2022 para aposentados e pensionistas que recebem seus salários pelo Município. De acordo com a cidade, a interrupção visa evitar aglomeração dos beneficiários, que deveriam comparecer a agências ou postos de atendimento do Banco Bradesco para realizar o exame.

O mesmo processo já havia sido suspenso entre março de 2020 e dezembro de 2021, devido à pandemia de Covid-19. Após ter sido retomado para aposentados e pensionistas que fazem aniversário em janeiro, a Prova de Vida sofreu nova suspensão para combater os avanços da variante ômicron, cepa do vírus que assola o país atualmente, acompanhado da gripe.

De acordo com a SMPOG (Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão), responsável por recadastrar os aposentados e pensionistas da PBH, a retomada da prática deve ocorrer somente após nova avaliação do cenário epidemiológico da cidade.

Quando for o momento, um retorno adequado será dado a todos os beneficiários. A medida é válida por tempo indeterminado e diz respeito a 19,9 mil pessoas na capital mineira.

Minas também suspende Prova de Vida

A decisão da PBH vem de encontro a uma medida do Governo de Minas, que informou a suspensão da obrigatoriedade da “Prova de Vida” para servidores inativos e pensionistas especiais. Assim como na capital mineira, o recadastramento anual estava suspenso desde o início da pandemia e estava prestes a ser retomado neste mês.

“Visando a segurança e comodidade dos beneficiários, enquanto a pandemia causada pelo agente Coronavírus (COVID 19) oferecer risco à saúde, não há previsão de retomada do atendimento presencial nas unidades que realizam esse serviço no âmbito do Estado de Minas Gerais”, diz comunicado divulgado aos servidores.

Na sequência, a nota informa que o beneficiário que fez aniversário até fevereiro de 2020 mas não se recadastrou, e teve o pagamento bloqueado ou suspenso por falta de recadastramento, precisa regularizar o documento. O cidadão que deseja restabelecer o pagamento do benefício deve se informar e enviar seus dados aqui.

Confira o que é necessário para regularizar a situação do recadastramento:

– Declaração de vida, escrita de próprio punho, devidamente datada e assinada pelo beneficiário e por duas testemunhas sem grau de parentesco (para o pensionista especial, é necessário declarar no mesmo documento o estado civil atual);
– Cópia simples do RG do beneficiário e também das testemunhas;
– Cópia simples do CPF do beneficiário;
– Cópia simples do comprovante de residência.

Centros de Saúde com atendimento ampliado

Desde 1º de janeiro, a PBH passou a estender, de forma escalonada, o horário de funcionamento de nove Centros de Saúde em Belo Horizonte. Anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), a medida teve como meta desafogar as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e garantir maior acessibilidade de tratamento aos belo-horizontinos. Até o momento, as unidades já atenderam 5 mil pessoas.

Após a medida ser efetivada, as unidades de atendimento médico passam a funcionar das 7h às 22h30, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 22h nos feriados e finais de semana. A PBH informou ainda que o atendimento é realizado preferencialmente a pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados (tosse, coriza, febre, dor no corpo, mal-estar geral).

Já os atendimentos pediátricos nesses Centros de Saúde serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Após este horário e nos finais de semana e feriados, crianças serão atendidas nas UPAs. Essas unidades permanecem atendendo normalmente, todos os dias, 24 horas. A orientação é que sejam procuradas para casos de maior gravidade, como queda com torção ou fratura, forte dor no peito, vômito constante, dor abdominal, sangramento intenso e outras queixas clínicas mais complexas.

Veja abaixo os Centros de Saúde funcionando com horário ampliado em BH:

  • Barreiro: Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa: Avenida Nélio Cerqueira, 15, Tirol;
  • Centro Sul: Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida: Rua Paulino Marquês Gontijo, 109, Novo São Lucas;
  • Leste: Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Pedro Lessa, 36, Vera Cruz;
  • Norte: Centro de Saúde Floramar: Avenida Saramenha, 3, Guarani;
  • Nordeste: Centro de Saúde Cachoeirinha: Rua Borborema, 1.325, Cachoeirinha;
  • Noroeste: Centro de Saúde Califórnia: Avenida das Castanholas, 277, Califórnia;
  • Pampulha: Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha;
  • Oeste: Centro de Saúde Vila Imperial: Rua Guilherme Pinto da Fonseca, 350, Madre Gertrudes;
  • Venda Nova: Centro de Saúde Jardim Europa: Rua Edimburgo, 140, Jardim Europa.
Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!