Polícia Civil é acionada para investigar o ‘sumiço’ de perfis das redes sociais do prefeito Alexandre Kalil

conta kalil twitter
Conta está inativa (Reprodução/Redes Sociais)

Atualização às 14:46 do dia 27/10/2021 : Atualizado para incluir informações sobre a volta dos perfis ao ar.

As contas oficiais do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), “sumiram” na noite dessa terça-feira (26) nas redes sociais Instagram e Twitter. O mandatário tinha os perfis verificados e mais de 1,2 milhão de seguidores em um deles. O BHAZ procurou a assessoria de imprensa da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), que se manifestou sobre o assunto.

Além de 1,2 milhão de seguidores no Twitter, o prefeito ainda tinha mais de 250 mil pessoas no Instagram. A conta no Facebook não foi afetada e continua no ar normalmente. Procurada pelo BHAZ, a PBH disse que a Delegacia de Policia Especializada em Investigação de Crime Cibernético já está sendo acionada.

Ainda segundo a assessoria, “todas as providências estão sendo tomadas para que as redes sociais voltem ao ar”.

Na manhã desta quarta-feira (27), por volta de 9h30, os perfis do prefeito voltaram ao ar. O motivo da queda das contas, no entanto, ainda não foi esclarecido.

Conta oficial no Facebook segue ativa (Reprodução/Redes Sociais)

Semanas difíceis para Kalil

O “desaparecimento” de Kalil nas redes sociais acontece em meio a semanas difíceis para o prefeito, que está em um embate com a CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) e outros agentes políticos. Na última quinta-feira (21), houve vazamento de um áudio do prefeito, em que ele diz que os empresários de ônibus pagariam a defesa do ex-presidente da BHTrans – estabelecendo nexo ilegal e de improbidade administrativa.

A BHTrans é alvo de uma das CPIs em curso no legislativo belo-horizontino. O áudio foi revelado na CPI da Covid pelo ex-chefe de gabinete do prefeito, Alberto Lage. Já no sábado (23), o prefeito publicou uma lei que oficializa extinção da BHTrans e determina a criação da Sumob (Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte).

Com a união de forças opositoras, tanto da parte de vereadores quanto de deputados, a situação política de Kalil está grave. Os riscos vão desde a inviabilização da possível candidatura dele a governador de Minas Gerais até o impeachment. Segundo a presidente da CMBH, Nely Aquino, o entanto, esse julgamento só aconteceria depois de concluída a investigação da CPI da BHTrans.

Nota da PBH

“Todas as providências estão sendo tomadas para que as redes sociais voltem ao ar e a Delegacia de Policia Especializada em Investigação de Crime Cibernético está sendo acionada”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!