A Polícia Civil de Minas Gerais lançou, nesta quarta-feira (5), um site com os dados sobre pessoas que estão desaparecidas ou foram localizadas em todo o estado desde 2019. A plataforma, aberta para consulta pública, ainda permite contabilizar quantas pessoas estão desaparecidas e em quais cidades mineiras. Em Belo Horizonte, 6.549 pessoas desapareceram e 5.554 foram encontradas.
Segundo o diretor de Estatística e Análise Criminal da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP/PCMG), o delegado Diego Fabiano Alves, os dados foram extraídos da Base Integrada de Segurança Pública (Bisp). “Isso ressalta o quão é relevante o preenchimento correto e detalhado do Reds”, destaca o delegado.
A ferramenta contribuirá substancialmente para que o cenário sobre o desaparecimento de pessoas em Minas Gerais seja ainda melhor compreendido, conforme explica a chefe da Divisão Especializada de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), a delegada Ingrid Estevam.
“Para que haja a otimização de políticas públicas voltadas ao trabalho de localização de pessoas, é fundamental termos o ‘mapa’ do desaparecimento no estado. Sabermos o número de desaparecidos e localizados, conhecermos o perfil de desaparecidos, além de tantos outros dados relevantes, é, certamente, um grande avanço da PCMG na matéria de desaparecimento”, afirma Ingrid.
Pessoas desaparecidas em Minas Gerais
De acordo com o site da Polícia Civil, atualmente existem 39.416 pessoas extraviadas ou desaparecidas em todo o estado. De janeiro a junho de 2024, o número de desaparecidos soma 2.745 indivíduos. A maioria são homens.
A plataforma mostra ainda que a faixa etária com mais desaparecidos é entre 31 a 40 anos, seguido de 12 a 17 anos e 41 a 50 anos.