Piloto é preso em hotel de BH após apreensão de avião recheado com cocaína

Reprodução/PF

Durante a noite dessa quarta-feira (15), a Polícia Federal (PF) apreendeu uma aeronave que transportava cerca de 430 kg de pasta base de cocaína em Pará de Minas, na região Centro-Oeste de Minas. O piloto do avião tentou fugir das autoridades e foi detido em um hotel localizado no Centro de Belo Horizonte.

Segundo a PF, um dos responsáveis pelo hangar onde a aeronave pousou desconfiou do piloto. O avião, do modelo Cessna Aircraft 210 M, pousou por volta das 18h no local e não tinha identificação nas asas. A partir da denúncia, agentes realizaram uma inspeção com o apoio da Polícia Militar.

A perícia identificou que as asas da aeronave foram alongadas com o objetivo de comportar maior quantidade de combustível — e, portanto, aumentar a autonomia de voo —, bem como angariar espaço para esconder a droga. Junto da pasta base de cocaína, os agentes da PF encontraram ainda um pacote contendo cerca de 1 kg de folhas de coca.

O material apreendido estava condicionado em sacos de aniagem de origem boliviana, o que levou à suspeita de que a origem da droga seja o país vizinho ao Brasil.

Agentes apreenderam ainda saco contendo aproximadamente 1 kg de folhas de coca (Reprodução/PF)

Concluída a perícia, os agentes federais monitoraram o paradeiro do piloto. No mesmo dia, ele foi encontrado na capital mineira, hospedado em um hotel próximo à rodoviária no Centro da cidade. O condutor da aeronave pode responder por tráfico internacional de drogas.

De acordo com a Polícia Federal, o homem permanecerá à disposição da Justiça Federal de Divinópolis, aguardando o julgamento.

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!