Polícia investiga clínica odontológica que fechou ‘do nada’ em BH; saiba como denunciar

arcata
A Arcata, localizada na avenida do Contorno, fechou as portas na última quarta-feira (8) e deixou pacientes com tratamentos inacabados (Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil de Minas investiga uma clínica odontológica de Belo Horizonte suspeita de aplicar golpes em clientes e funcionários. A unidade da Arcata na avenida do Contorno fechou as portas na quarta-feira (8) e deixou pacientes com tratamentos inacabados.

Em conversa com o BHAZ, Emília Stephanie conta que era o sonho da mãe dela, Marlúcia Andrade, 54, realizar um implante dentário. Ela começou o tratamento em maio do ano passado e iria finalizá-lo este ano, mas acabou recebendo um “banho de água fria”.

“Ela fez só a extração dos dentes e colocou os pinos. A segunda parte do tratamento ia começar agora, mas mandaram uma mensagem falando que fecharam e não deram nenhuma explicação. Ela tá muito chateada, triste, eles tinham marcado a consulta pra dia 8 de março e estava super ansiosa”, lamenta a filha.

O tratamento feito por Marlúcia custa cerca de R$ 17 mil e a família havia pago quase metade do valor. Emília confessa que tem sido difícil ver a mãe nessa situação e que não sabe o que fazer diante do prejuízo. “Era o sonho dela arrumar os dentes”, explica.

Empresa enviou mensagem comunicando o encerramento das atividades (Arquivo pessoal)

Orientações

A Polícia Civil orienta que consumidores residentes em Belo Horizonte, lesados pela empresa, procurem a Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor na capital. Já para os moradores de outras cidades, incluindo a região metropolitana, a recomendação é procurar a delegacia mais próxima de casa para o devido registro dos fatos e representação criminal.

“A polícia recomenda, ainda, que os consumidores apresentem todos os possíveis elementos de prova, como documentos, mensagens via aplicativo e/ou e-mail, para colaborar com o trabalho investigativo”, informou a corporação.

Os endereços e contatos das unidades estão disponíveis no site da Polícia Civil, na aba “unidades”.

O que diz a Arcata?

A clínica Arcata, com unidades em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, publicou a mesma nota enviada aos clientes nas redes sociais. No comunicado, a empresa afirma ter sido “severamente atingida pela crise da Covid-19”, o que provocou a interrupção das atividades durante “vários meses”.

“Tal situação resultou na descapitalização de todo nosso patrimônio, inclusive dos sócios e investidores, na esperança de que com o retorno das atividades, nossa já reconhecida experiência no mercado e qualidade dos serviços sempre prestados seriam suficientes para a viabilização do negócio de quem tantas famílias mantinham suas esperanças”, disse.

“Com o retorno gradual das atividades, as imposições de restrições dos órgãos públicos à nossa atividade, necessárias naquela época de incertezas, impossibilitou a equalização das finanças do empreendimento, resultando em uma batalha inócua frente a inviabilidade econômica que se apresentou”, acrescenta.

Por fim, a empresa agradeceu o apoio de clientes e colaboradores e disponibilizou o e-mail [email protected] “para tratar da negociação para suspensão dos pagamentos, suspensão de parcelamentos em cartão de crédito e cheque”.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!