PM atira balas de borracha em professores que protestavam na Grande BH

A manifestação de profissionais da educação terminou em confusão na manhã desta quarta-feira (28), em Igarapé, na Região Metropolitana da capital. O tumulto ocorreu após a Polícia Militar realizar disparos de balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral nos manifestantes. Um vídeo registrado pelos manifestantes mostra a ação dos militares.

Segundo o diretor estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Luiz Fernando de Souza Oliveira, a manifestação começou de maneira pacífica. “A concentração começou logo cedo, na Praça Matriz de Igarapé e saiu em direção às margens das BR-381. Quando entramos na via, a PM apareceu e começou a agir de forma truculenta”, diz Luiz.

Segundo o diretor, há manifestantes feridos que foram levados para a UPA de Igarapé, onde estão sendo atendidos. “A situação beira ao absurdo e jamais fora registrada nas manifestações que as educadoras e educadores fizeram na região. Fomos atacados pela PM apenas porque tentamos dialogar com a sociedade sobre os motivos da greve, que aqui em Igarapé atinge 100% das escolas estaduais”, explica o diretor.

“Queremos dizer aos pais, mães e aos nossos estudantes porque precisamos radicalizar o movimento. Não há motivo nenhum para que a Polícia Militar nos trate assim, com tamanha força e violência. Aqui a maioria são mulheres e pessoas idosas”, relata o diretor do Sind-UTE/MG.

O Bhaz entrou em contato com a Polícia Militar e aguarda um posicionamento sobre a ação dos militares.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!