Polícia prende oito pessoas por esquema de ‘gato’ que causou prejuízo de R$ 530 milhões contra a Cemig

gato energia
Oito pessoas foram presas durante uma operação que apura ligações clandestinas, os famosos ‘gatos’, na região metropolitana de BH (MPMG/Divulgação)

Oito pessoas foram presas nesta quinta-feira (17) durante uma operação realizada para apurar ligações clandestinas, os famosos “gatos”, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) estima que o prejuízo chegue a R$ 530 milhões.

Os envolvidos poderão responder por furto qualificado, já que a Cemig é uma empresa pública, e associação criminosa. Foram realizados 19 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar em Belo Horizonte e nos municípios de Contagem, Betim, Ibirité, Vespasiano e Esmeraldas.

“A investigação foi iniciada por provocação da própria Cemig e das suas subcontratadas, que deram conhecimento das irregularidades ao MPMG. A questão do furto de energia elétrica afeta não só os cofres da própria Cemig, mas também traz prejuízo para a população”, destaca a promotora de justiça Paula Ayres.

De acordo com a Polícia Militar, as oito pessoas presas estavam em suas respectivas residências. Com elas, foram apreendidos mais de 200 medidores de energia, 1.648 lacres, um uniforme da Cemig, quatro celulares entre outros materiais.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!