A Polícia Federal recuperou nesta quarta-feira (10) as 16 peças históricas que foram furtadas do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte. Um canivete furtado também foi recuperado no dia 15 de junho, quando o criminoso cometeu os furtos e foi preso em flagrante.
Apesar de não terem valor comercial, todas as peças são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
O patrimônio recuperado foi entregue a representantes do museu na manhã de hoje (12), na sede da Polícia Federal. Aqueles que precisarem de reparos serão restaurados pela própria equipe do museu. A expectativa é que as peças retornem em exposição na próxima semana.
A Coordenadora do Sesi Cultura, Bárbara Laredo, comentou o caso. “O Sistema FIEMG como um todo está muito feliz e grato pelo trabalho desempenhado pela Polícia Federal na resolução do caso. Agora teremos novamente nosso acervo 100% completo. É de extrema importância o resgate dessas peças para a cultura não só mineira, mas brasileira”, disse.
O autor do crime continua preso e o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal.