PMs são presos por cobrarem para devolver carro a vítima de roubo em BH

Militares se passavam por policiais Civis (Yuran Khan/BHAZ)

Dois sargentos foram presos no bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte, durante uma operação da Polícia Civil realizada nessa sexta-feira (8). Eles teriam roubado um veículo Citroen C3 e estariam cobrando uma quantia de R$ 30 mil para devolver o carro ao dono. A vítima procurou as autoridades ao suspeitar dos militares.

Um dos policiais é da ativa, lotado no comando aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais, e o outro é aposentado. Eles se passaram por policiais civis na tentativa de extorquir dinheiro da vítima do crime.

Os sargentos fizeram contato com a vítima e marcaram um ponto de encontro para que a quantia solicitada fosse entregue. O local marcado foi em frente a uma delegacia da Polícia Civil, com o intuito de corroborar com a versão de que os militares pertenciam à corporação e devolveriam o carro sem maiores complicações para o dono.

No local, a Polícia Civil montou a operação e prendeu os militares. Antes disso, os dois chegaram a diminuir o valor da negociação para R$ 15 mil em contato com a vítima. Agora, o caso será investigado pela corregedoria da Polícia Militar.

+ Policial militar furta entregador durante operação em favela de BH

Em nota conjunta com a Polícia Civil (confira na íntegra abaixo), a PM repudiou o ocorrido e disse que “não coaduna com desvios de conduta e que a Corregedoria da Instituição acompanha o fato desde o momento da prisão dos policiais e que está adotando todas as medidas legais cabíveis ao caso, respeitando o direito da ampla defesa e do contraditório dos envolvidos”.

Os policiais estão presos em uma unidade da polícia, em Belo Horizonte, à disposição da Justiça.

Nota conjunta das polícias Civil e Militar

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que, na tarde de sexta-feira (8), prendeu em flagrante pelo crime de extorsão dois policiais militares, sendo um aposentado e outro da ativa. Eles foram detidos no bairro Planalto, em Belo Horizonte. Segundo levantamentos, a dupla estaria se passando por policiais civis e ameaçando uma pessoa com o objetivo de obter vantagem econômica indevida.

Conforme relatos da vítima, os suspeitos teriam se apropriado de seu veículo e estariam cobrando determinado valor para que pudessem devolver o carro. De posse das informações, uma equipe da PCMG se dirigiu ao local e efetuou a abordagem aos suspeitos. Eles informaram que o veículo estava em frente a uma Delegacia de Polícia, com o intuito de corroborar com a versão de que eram policiais civis.

Os suspeitos foram autuados pelo crime de extorsão e entregues à Corregedoria da Polícia Militar para as medidas cabíveis.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que não coaduna com desvios de conduta e que a Corregedoria da Instituição acompanha o fato desde o momento da prisão dos policiais e que está adotando todas as medidas legais cabíveis ao caso, respeitando o direito da ampla defesa e do contraditório dos envolvidos.

A PMMG ressalta, ainda, que os policiais estão presos em unidades da PM, em Belo Horizonte, à disposição da Justiça.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!