Político de BH será indenizado pelo Facebook; página falsa foi mantida no ar

Délio receberá R$ 30 mil do Facebook

O ex-vice-prefeito de Belo Horizonte Délio Malheiros será indenizado pelo Facebook em R$ 30 mil. A decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se deu pelo fato da empresa ter mantido a página “Délio Bipolar” mesmo com uma decisão extrajudicial de retirá-la.

O político alegou que a página tinha a intenção de humilhá-lo pelo fato de ter desistido da candidatura à prefeitura da capital. Ao saber da página, Délio entrou em contato com a empresa solicitando a retirada das publicações que também ofendiam os políticos que o apoiavam.

Como houve omissão por parte do Facebook, a Justiça concedeu ao político mineiro uma medida de urgência, em junho de 2013, para a exclusão, algo que aconteceu somente em dezembro do mesmo ano.

A indenização por danos morais foi determinada pelo desembargador relator Márcio Miranda. Na decisão, ele pontuou que os ocupantes de cargos públicos estão sujeitos a receber críticas dos cidadãos, mas que ofensa pessoal e afirmações inverídicas não podem ser aceitas. “O próprio nome da página já ultrapassa a intenção de mera crítica política ou administrativa, caracterizando-se como ofensa injuriosa, pois associa o nome do autor a uma doença mental grave, com o claro propósito de o aviltar, menosprezar e ridicularizar”.

Além da indenização, o Facebook será multado por não ter realizado a exclusão do perfil após ter sido informado. Outro fator que contribuiu para a indenização foram as comprovações dos contatos feitos por Délio com a empresa.

Da Redação Bhaz com TJMG

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!