População de BH poderá votar nova bandeira da cidade nas eleições de 2024

bandeira nova bh
População votará se quer ou não nova bandeira para a capital mineira (CMBH/Divulgação)

Belo Horizonte poderá ter um novo símbolo em homenagem à Serra do Curral, ícone da capital tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Vereadores da Câmara Municipal aprovaram em segundo turno, nessa sexta-feira (23), o projeto que cria uma bandeira diferente para a cidade.

O PL 483/2023, de autoria dos parlamentares Jorge Santos (Republicanos) e Cleiton Xavier (PMN), argumenta que BH não tem uma bandeira específica entre os seus símbolos. “Para representação, a legislação especifica apenas uma reprodução do brasão, que possui finalidade própria”, afirmam.

Os vereadores também aprovaram a Emenda 1, que determina que a população deverá aprovar a nova bandeira em outubro de 2024, no mesmo pleito das eleições municipais. Caso Noman sancione o texto, o cidadão belo-horizontino ficará responsável por decidir se aceita ou não a mudança.

O projeto recebeu 29 votos favoráveis e 8 contrários. Já a Emenda 1, de autoria de Bruno Pedralva (PT) e Pedro Patrus (PT), teve 37 votos favoráveis e 3 contrários. Os textos seguem para análise do prefeito Fuad Noman (PSD), que poderá vetá-los ou sancioná-los.

Valorização dos símbolos da cidade

A nova bandeira de BH traz o céu azul e o sol parcialmente coberto pela Serra do Curral, figuras presentes no brasão. Com poucas cores, o símbolo é obra do artista Gabriel Figueiredo e substituiria a atual bandeira, composta pelo brasão sob um fundo branco.

O designer explica que já estuda uma proposta há anos. Ele argumenta que o brasão atual dificulta que as pessoas memorizem a atual bandeira.

“A complexidade do desenho é bem-vinda nos brasões, que ajudam a dar um aspecto de seriedade e legitimidade a documentos oficiais, por exemplo. Em uma bandeira, que deve ser vista e identificada de longe, mesmo quando dependurada em um mastro, em um dia de pouco vento, a complexidade só atrapalha”, afirma.

Para Jorge Santos, um dos signatários do PL, a ideia é aproximar a população dos símbolos da cidade. Ele ressalta que a Serra já está presente no brasão atual, mas não ganha destaque na bandeira.

Com CMBH

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!