Covid-19: Em uma semana, PBH altera capacidade dos estádios de 30% para 50% e muda protocolos

Publico-no-estadio
Exigência do uso de máscara de mantém (Pedro Souza/Atlético)

Uma semana após ampliar a presença de público de 30% para 40%, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) aumentou novamente o volume de pessoas nos estádios em Belo Horizonte. Uma reunião entre integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e dos clubes de futebol de Belo Horizonte – Atlético Mineiro, Cruzeiro e América, nessa quarta-feira (20), decidiu que os jogos de futebol na capital mineira poderão receber até 50% da capacidade total de torcedores nos estádios.

Os protocolos também foram alterados e não haverá mais o fechamento dos portões uma hora antes do início da partida. A medida tinha como objetivo evitar aglomerações nas imediações dos estádios. Com a mudança, o acesso do público poderá ocorrer até a hora do jogo.

Segundo o deputado estadual e presidente do América, Alencar da Silveira Jr., o ingresso também não precisará mais ser nominal. Os clubes, no entanto, deverão fornecer à PBH nome e contato de sócios-torcedores presentes no estádio para o monitoramento pós jogo, que será feito por amostragem.

De acordo com a prefeitura, a nova flexibilização tem se justifica pelo avanço da vacinação em Belo Horizonte e a estabilidade nos índices epidemiológicos – medidos pelo percentual de ocupação de leitos e transmissão do novo coronavírus.

As medidas de flexibilização nos estádios da capital ainda serão oficializadas no DOM (Diário Oficial do Município).

Orientações

Para entrar nos estádios, continua a exigência de apresentação de cartão de vacinação com as duas doses contra a Covid-19 ou exame negativo da doença. Na reunião, foi feito um apelo para que os clubes reforcem com os torcedores a necessidade do uso de máscara e álcool em gel 70%.

As medidas de flexibilização nos estádios da capital ainda serão publicadas no DOM (Diário Oficial do Município).

Covid-19

Após dois dias estáveis, a taxa de transmissão (RT) do novo coronavírus voltou a aumentar na capital mineira e chegou a 0,96. Apesar do aumento, o índice continua continua no nível verde – a zona mais positiva do termômetro. Na prática, isso significa que cada 100 pessoas contaminadas têm potencial de transmissão a outras 96. O indicador é representado pela cor verde quando está abaixo de 1.

A porcentagem de ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento de Covid-19 – tanto na rede pública quanto na privada – está em ascensão. No último boletim epidemiológico da PBH, dessa quarta-feira (20), o índice aumentou mais uma vez e chegou a 46,1%. Já as enfermarias apresentaram uma redução nas últimas 24 horas e estão com 39% de ocupação. Todos os indicadores estão no nível verde.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!