Prefeitura de BH adia novamente o fim das obras da Praça do Papa; nova previsão é para dezembro

08/05/2025 às 14h02
(Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) prorrogou o contrato das obras de revitalização da Praça Governador Israel Pinheiro, conhecida como Praça do Papa, localizada na região Centro-Sul da capital. O novo cronograma estende em 150 dias o prazo de execução dos serviços, que agora vai até 30 de junho de 2025. A vigência contratual também foi ampliada pelo mesmo período, com encerramento previsto para 14 de dezembro de 2025.

A decisão está formalizada no 2º Termo Aditivo ao Contrato DJ 001/2024 e publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (8). De acordo com o documento, a mudança “justifica-se pelo tempo de aprovação dos órgãos de patrimônio cultural para a instalação dos pisos de cerâmica, pela necessidade de alteração do local de bota-fora e pela escassez de mão de obra no mercado, que impactaram no cronograma de execução da obra”.

Inicialmente, o prazo para o fim das obras na Praça do Papa era dezembro do ano passado. Depois, a PBH comunicou que reforma terminaria em junho deste ano.

Além da prorrogação de prazo, a prefeitura também autorizou um terceiro termo aditivo que altera o valor do contrato. Com a inclusão de novos itens e a exclusão de outros, o contrato foi reajustado em R$ 766.779,90.

“O aditivo justifica-se pela necessidade de alteração no projeto de paisagismo inicialmente previsto,
tendo em vista a recomendação do engenheiro agrônomo responsável pelo acompanhamento dos serviços, que indicou a manutenção de parte do gramado em vez de sua remoção total”, completa o texto.

“Além disso, a fiscalização registrou a solicitação da Diretoria de Urbanismo e Espaço Público da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) para a execução de infraestrutura destinada à futura instalação de um banheiro público na praça, no âmbito do presente contrato, com o objetivo de evitar a necessidade de remoção do piso após a reforma. Por fim, a área técnica informou que a substituição de equipamentos do sistema de irrigação tornou-se necessária devido à indisponibilidade dos produtos no mercado”.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ