Prefeitura de BH oficializa autorização de 100% do público nos eventos da capital; veja novas regras

torcida público atlético mg mineirao
Jogo de amanhã entre Atlético e Grêmio já poderá ter lotação máxima (Pedro Souza/Atlético)

Como havia anunciado nessa segunda-feira (1º), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) publicou hoje (2) oito portarias que permitem que os eventos em BH ocorram com capacidade total de público. A nova flexibilização inclui jogos de futebol e outros eventos esportivos, bares, restaurantes, cinemas, casamentos e outros eventos sociais, shows e outros espetáculos, eventos gastronômicos, feiras, exposições e outros eventos corporativos.

Bares e restaurantes

Os bares e restaurantes não precisarão mais respeitar uma distância mínima entre as mesas nem um limite de pessoas sentadas nela. Até ontem (1º), era obrigatório manter uma distância de um metro e um limite de até oito pessoas sentadas por mesa. Os estabelecimentos também não precisarão mais instalar uma barreira de acrílico ou vidro entre músicos e o público.

Mantém-se, porém, a obrigatoriedade do consumo de alimentos e bebidas por pessoa sentadas nas mesas ou balcões.

Leia a portaria completa aqui.

Cinemas

Como a capacidade de público voltou a 100% em todos os eventos, os cinemas não precisarão mais manter uma cadeira vaga entre diferentes grupos.

Leia a portaria completa aqui.

Jogos de futebol

Como a lotação máxima nos jogos de futebol voltou a 100% da torcida, não é necessário mais distanciamento entre os assentos. Há venda de camarotes novamente. Já a comercialização de bebidas foi flexibilizada e não será limitada à venda em balcão. Com a novidade, o jogo de amanhã (3) entre Atlético e Grêmio já poderá ter lotação máxima.

Mantém-se, porém, a obrigatoriedade de testagem negativa para o novo coronavírus ou apresentação de esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Leia a portaria completa aqui.

Outros eventos esportivos

Nesses casos, a testagem negativa ou comprovante de vacinação completa só serão obrigatórios em eventos com mais de 2 mil pessoas.

Leia a portaria completa aqui.

Casamentos e outros eventos sociais

Não há mais limite de convidados. Até ontem, o limite era de 250 pessoas. Como nos bares, não será mais obrigatório instalar uma barreira de acrílico ou vidro entre músicos e o público. Eventos sociais continuam a ser os únicos com autorização para montar pista de dança, já que isso ainda não é permitido em casas noturnas e bares.

Mantém-se, porém, a obrigatoriedade de testagem negativa para o novo coronavírus ou apresentação de esquema vacinal completo contra a Covid-19, inclusive para os funcionários.

Leia a portaria completa aqui.

Shows e outros espetáculos

Em eventos com público superior a 2 mil pessoas, é obrigatório agora que o público apresente teste negativo para o novo coronavírus ou comprovante de vacinação completa. Isso se difere da medida anterior, que fazia essa exigência apenas em locais com capacidade de público superior a 6.000 pessoas, com ocupação de 50%.

Leia a portaria completa aqui.

Eventos gastronômicos

Como em qualquer evento com público superior a 2 mil pessoas, é obrigatório a testagem negativa para o novo coronavírus ou apresentação de esquema vacinal completo contra a Covid-19

O self-service volta a ser permitido, seguindo os mesmos protocolos de bares e restaurantes.

Leia a portaria completa aqui.

Feiras, exposições e outros eventos corporativos

Nestes eventos, apresentações teatrais e musicais voltam a ser permitidas. A distância de uma vaga vazia entre carros não é mais necessária. 

Leia a portaria completa aqui.

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!