Prefeitura suspende Festival da Jabuticaba, em Sabará, após embargo do Corpo de Bombeiros

Jabuticaba
35° Festival da Jabuticaba começaria nessa sexta-feira (Prefeitura de Sabará/Divulgação)

Atualização às 11:46 do dia 13/11/2021 : Atualizado para incluir esclarecimentos enviados pela Prefeitura de Sabará.

O tradicional Festival da Jabuticaba de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi suspenso após embargo do Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, a prefeitura da cidade não apresentou o Projeto de Evento Temporário necessário para eventos de alto risco. Neste sábado (13), a administração municipal informou que já encaminhou novo projeto com os complementos necessários.

O 35° Festival da Jabuticaba começaria nessa sexta-feira (12), depois de quase dois anos sem uma edição presencial, por causa da pandemia de Covid-19. No ano passado, a prefeitura organizou uma versão digital do evento.

Vistoria

De acordo com comunicado divulgado pelo Corpo de Bombeiros, a corporação se reuniu há meses com a administração municipal para orientar sobre a regularização do evento, mas “até o momento nenhum projeto tinha sido apresentado”.

Com isso, a corporação realizou uma vistoria no local e constatou a necessidade de apresentação de Projeto de Evento Temporário. Ainda segundo os bombeiros, a equipe do Centro de Atividades Técnicas da corporação também averiguou que o festival não se tratava de um evento de baixo risco.

“A vistoria deu conta de que se tratava de um evento de alto risco, com estruturas maiores do que a legislação permite, oportunizando risco para o público. Os militares ainda estudaram formas de descaracterizar o risco alto, por meio da desmontagem de tendas, mas como não foi possível, foi realizado o embargo do evento até a regularização”, diz o comunicado (leia na íntegra abaixo).

Evento suspenso

Já segundo o comunicado da Prefeitura de Sabará, o Festival da Jabuticaba foi temporariamente suspenso “devido à construção de uma estrutura extra para contenção de chuvas, divergente do projeto inicial elaborado”.

De acordo com a administração municipal, as atrações confirmadas para o evento serão reprogramadas. A prefeitura também pediu desculpas à população que compareceria ao festival e garantiu que trará novos comunicados ao longo dos próximos dias.

Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de Sabará explicou que o projeto inicial existia, mas não era necessário apresentar Projeto de Evento Temporário por se tratar de um festival de baixo risco.

“Com a implantação de mais estruturas para a contenção de possíveis chuvas (uma grande tenda), o evento foi enquadrado como ‘de alto risco’, não pela quantidade de público, que continua sendo de 2.000 pessoas diárias, mas pelas estruturas montadas no local do evento”, explicou a prefeitura.

Ainda conforme a administração, um novo projeto com os elementos solicitados pelo Corpo de Bombeiros já foi encaminhado à corporação nessa sexta-feira. Agora, a prefeitura aguarda a análise para retomar o evento.

O Festival da Jabuticaba

Sabará é considerada a “terra da jabuticaba”, e ganhou o festival no ano de 1987, idealizado pela prefeitura do município. As empresas locais e os moradores mantém parceria com o executivo municipal para realizar o evento.

No festival, acontecem a produção e venda de jabuticabas e dos derivados da fruta, além da inserção dos produtos como ingrediente na gastronomia de Sabará. Na cidade, existe uma lei de incentivo que oferece descontos nos impostos territoriais a quem cultiva uma jabuticabeira em casa.

A programação do festival conta com Festins – pequenos eventos que serão promovidos em pousadas, hotéis, bares e restaurantes da cidade; feiras com a comercialização da gastronomia sabarense, muda de jabuticaba, a fruta e seus produtos derivados como licor, geleia, sorvete, vinho e molhos.

Comunicado do Corpo de Bombeiros na íntegra

“Há alguns meses, militares do Pelotão de Sabará se reuniram com os organizadores do Festival da Jabuticaba, com o fim de orientá-los sobre a regularização do tradicional evento, realizado na cidade de Sabará.

Entretanto, até o momento nenhum projeto tinha sido apresentado no Corpo de Bombeiros, o que oportunizou uma vistoria no local, tendo em vista o grande público que o evento atrai e necessidade de se apresentar o Projeto de Evento Temporário.

Ao chegar no local onde seria realizado o festival, foi constatado pela equipe de militares do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros que não se tratava de evento de baixo risco. A vistoria deu conta de que se tratava de um evento de alto risco, com estruturas maiores do que a legislação permite, oportunizando risco para o público.

Os militares ainda estudaram formas de descaracterizar o risco alto, por meio da desmontagem de tendas, mas como não foi possível, foi realizado o embargo do evento até a regularização”.

Nota da Prefeitura de Sabará na íntegra

“Informamos que devido à construção de uma cobertura extra para contenção de chuvas, divergente do projeto inicial elaborado, a programação do Festival da Jabuticaba 2021 está temporariamente suspensa.

As atrações confirmadas poderão ser reprogramadas. Estamos providenciando junto às autoridades a formalização das solicitações.

Contamos com o entendimento de todos, pedimos desculpas pelos transtornos e traremos novos comunicados ao longo da noite e do próximo dia nos canais oficiais da Prefeitura de Sabará”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!