Preocupados com dengue, moradores denunciam casa lotada de lixo em BH

lixo dengue
Moradores relatam ser possível ver bastante lixo por cima do muro da casa (Arquivo pessoal)

O número de casos de dengue continua em alta em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Por causa da disparada, muitas pessoas começam a redobrar a atenção e também esperam uma colaboração coletiva. Mas, não é isso que tem acontecido no bairro Santa Efigênia. Moradores denunciam que a casa de um dos vizinhos, na região Leste de BH, está lotada de lixo e estão preocupados com a situação.

Uma pessoa que prefere não se identificar relatou ao BHAZ que um morador da rua Coronel Otávio Diniz tem duas casas. Mas uma delas está repleta de lixo.

“Desde que eu moro lá, e já vai fazer três anos, ele tem esse problema com o lixo. Parece que os filhos, as vezes, dão uma dura nele. Ele tira [os lixos], mas logo em seguida junta de novo”.

A situação, segundo a moradora do bairro, preocupa a vizinhança, principalmente em meio ao aumento de doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti.

Dengue: Sintomas, diagnósticos e vacinação

“Além da casa estar lotada de lixo, ela está em céu aberto. E a gente começou a perceber que muitas pessoas na rua foram diagnosticadas com dengue”.

Quem vive no local teme que a casa possa se transformar em um foco de dengue.

“Nunca pensei que teria dengue, já que mantenho todos os cuidados em minha casa, até mesmo por conta do meu do meu filho. Também não sabia o quão ruim era, acho que tinha muito tempo que não ficava derrubada. Infelizmente, o cuidado que eu tenho, o meu vizinho não tem”, diz outra fonte que também mora no bairro.

Moradores pedem ajuda

Segundo as fontes ouvidas pelo BHAZ, os moradores já tentaram conversar com o proprietário da casa para que ele tomasse uma providência para melhorar a situação. Porém, os pedidos não teriam sido atendidos.

Agora, quem está no bairro pede ajuda para a Prefeitura cobrar alguma atitude desse vizinho. Mas, ainda de acordo com o morador que decidiu preservar a identidade, até essa comunicação com o executivo tem sido complexa.

“Eu fiz denúncias pelo aplicativo [da PBH], fiz pelo site, pelo 156. Eu liguei para as fiscalizações, mas não avancei. Até se jogar no Google, dá para ver que a casa tem muito lixo, mesmo sendo pouco em comparação com os dias de hoje”.

Em uma das solicitações em que a reportagem teve acesso, a Prefeitura respondeu, 20 dias após a abertura do pedido, que “o número [da casa] não foi localizado. Se a irregularidade persistir, fineza registrar outra reclamação com informações mais detalhadas”.

O que diz a Prefeitura de BH?

Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de BH explicou que uma equipe da Zoonoses será enviada ao endereço para “verificar a situação e tomar medidas cabíveis”. Ainda segundo a Prefeitura, o morador do endereço é acompanhado por equipes de Saúde da Família e Saúde Mental.

“O imóvel é vistoriado quinzenalmente pela equipe de Zoonoses e é feito controle químico periodicamente com aplicação de biolarvicida. A equipe tem realizado ainda a remoção de objetos que possam acumular água”, diz trecho da nota.

A respeito de denúncias relacionadas a situações semelhantes, a Prefeitura de BH informa que a população deve acionar os canais oficiais do município, seja o Portal de Serviços, o PBH App ou por meio do telefone 156.

Nota da Prefeitura de BH na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que enviará uma equipe da Zoonoses para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis.

Cabe esclarecer que o morador do endereço é acompanhado pelas equipes de Saúde da Família e Saúde Mental. O imóvel é vistoriado quinzenalmente pela equipe de Zoonoses e é feito controle químico periodicamente com aplicação de biolarvicida. A equipe tem realizado ainda a remoção de objetos que possam acumular água.

Cabe ressaltar que as denúncias devem ser feitas nos canais oficiais do município, sendo o Portal de Serviços, o PBH APP e o 156″.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!