Presidente da CMBH revela câncer de mama e faz alerta sobre exame

nely aquino
Vereadora revelou o diagnóstico durante sessão plenária (Bernardo Dias/CMBH)

A presidente da CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte), vereadora Nely Aquino (Podemos), revelou nessa segunda-feira (5) que foi diagnosticada com câncer de mama. A parlamentar fará uma cirurgia no próximo final de semana e fez um alerta sobre a necessidade da realização dos exames preventivos e do poder público dar condições às mulheres.

“Hoje a notícia não é das melhores, especialmente pra mim. Vim falar para vocês sobre câncer de mama. Mais de 1 milhão de mulheres deixaram de fazer o exame de mamografia no ano de 2020 e eu fui uma delas”, disse emocionada, recebendo o apoio de colegas parlamentares.

Nely apresentou dados da Sociedade Brasileira de Patologia que indicam que, “no período mais crítico da pandemia, entre março e junho”, 70 mil diagnósticos de câncer deixaram de ser realizados. Ela ainda apresentou que houve uma diminuição de 50 mil exames feitos via SUS (Sistema Único de Saúde) após o começo da pandemia de Covid.

Um nódulo foi detectado na mama direita da vereadora e outro na esquerda. O último apenas após a realização de mamografia com contraste. “Já retirei os dois. O da esquerda benigno e o da esquerda maligno. O câncer não é o mais agressivo”.

A vereadora vai ser submetida a um procedimento cirúrgico no próximo sábado. “Provavelmente meu tratamento será tranquilo. Vou fazer radioterapia podendo não ter que fazer a quimioterapia. Vou retirar parte das mamas e axilas”.

Alerta

Ao anunciar o diagnóstico de câncer, Nely pediu para que seja realizada uma campanha para as mulheres fazerem o exame e para que os municípios possam oferecer estrutura. “Nós falamos tanto de Covid que esquecemos de todas as outras coisas. O câncer de mama continua matando todos os dias”, disse.

“Quero o movimento das mulheres e homens desta Casa. Não quero que me olhem com piedade. Tenho certeza absoluta que já superei este problema e que é mais um na minha vida. Uso minha voz como responsável por centenas de vidas. Tem uma mês que venho fazendo procedimentos e poderia dar continuidade ocultando, mas seria irresponsabilidade”, concluiu recebendo os aplausos dos parlamentares.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!