Mineiro preso por agressão nos EUA paga fiança de R$ 242 mil e é solto

Reprodução/Site Hillsborough County Sheriff’s Office/Instagram Melissa Gentz

O belo-horizontino Erick Bretz, de 25 anos, foi solto na noite dessa terça-feira (25) após dar uma garantia de pagamento da fiança no valor de 60 mil dólares, o equivalente a R$ 242 mil. A prisão do rapaz aconteceu no domingo (23) após ele ser acusado de espancar a namorada, que também é da capital mineira. A jovem Melissa Gentz, de 23 anos, denunciou ter sido estrangulada pelo então companheiro durante uma briga na cidade de Tampa, na Flórida (EUA). Ela teve os cabelos arrancados e foi obrigada a ingerir soro fisiológico. O caso ganhou repercussão internacional nos últimos dias.

Além do pagamento de fiança, a Justiça norte-americana também determinou, em uma audiência preliminar, que Bretz tenha o passaporte recolhido e seja impedido de deixar o país. Ele vai responder a duas acusações em liberdade. A primeira classificada como violência doméstica por estrangulamento (domestic battery by strangulation) e a segunda por intimidar vítima ou testemunha (tampering with a witness), já que teria impedido Melissa de pedir socorro

As agressões contra a estudante ocorreram em um apartamento no estado da Flórida. Ela se mudou para fazer faculdade nos EUA há quatro anos e conheceu Erick quando estava de férias em BH, em junho deste ano.

As agressões

Segundo Melissa, Erick demonstrou os primeiros sinais de agressividade um dia antes da viagem para os EUA ao empurrá-la durante uma discussão. A estudante conta que o casal começou a brigar muito por causa de ciúmes.

O desentendimento que culminou na prisão de Erick começou com uma discussão a respeito do celular da jovem. Ela se negou a entregar o aparelho ao namorado e, assim, as agressões teriam iniciado. Melissa conta que tentou se trancar no banheiro, mas Erick teria arrombado a porta. Em seguida, ela jogou o smartphone e correu para a portaria do prédio onde mora.

Uma ambulância levou Melissa até o hospital, onde passou por exames. Ela ficou na companhia de policiais até o momento em que retornou ao apartamento. Erick ainda estava no imóvel quando a vítima chegou acompanhada pelos agentes. Ao ser detido, confirmou às autoridades locais que faz uso de remédios controlados.

Nesta quarta-feira (26), Melissa decidiu deixar os EUA e vai voltar para Belo Horizonte junto com os pais. Nas redes sociais, internautas têm compartilhado fotos que mostram hematomas no rosto da estudante com mensagens, principalmente, de revolta.

Um áudio em que é possível ouvir parte da briga do então casal também repercute. Na gravação, Erick chama Melissa de “burra”. “Você não aceita o homem que tem mais dominância do que você. Você acha que é o homem da relação, mas você não é. Você é uma mulher, véi, tem que aceitar isso”, diz.

A reportagem do Bhaz entrou em contato com a família do rapaz em Belo Horizonte na segunda-feira (24), mas ainda não conseguiu contato com o advogado de defesa de Erick. A matéria será atualizada caso ele queira se manifestar.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!