Presos de Minas se mobilizam para promover rebeliões em série neste fim de semana

Princípio de rebelião na Penitenciária Inspetor José Martins Drummond mobilizou a Polícia Militar Foto: Divulgação/PM

Nesta sexta-feira (10), foram registrados, pelo menos, três motins em unidades prisionais na Grande BH. As ocorrências podem ter sido motivadas por um mesmo fator: rumores de que visitas aos presos podem ser suspensas neste fim de semana. A especulação surgiu após o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (Sindasp) comunicar o governo do Estado que a categoria entrará em greve a partir deste sábado (11).

Antes mesmo do início da paralisação, detentos atearam fogo em colchões na Penitenciária Inspetor José Martins Drummond (Ribeirão das Neves) e no Presídio de São Joaquim de Bicas II. Um princípio de rebelião também foi registrado no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional Centro-Sul (Belo Horizonte), que é exclusivamente feminino.

O clima é de tensão em grande parte dos presídios de Minas Gerais. Segundo o jornal O Tempo, familiares e advogados de detentos apontam que rebeliões podem ocorrer em, pelo menos, sete unidades, entre elas as penitenciárias Nelson Hungria, em Contagem; Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves; e Bicas I e II (confira a matéria completa).

Sindicato pode ser multado

No início da noite desta sexta-feira (10), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acatou um pedido de liminar apresentado pelo Governo de Minas Gerais e determinou que os agentes penitenciários não iniciem a greve neste fim de semana. A decisão do desembargador Luís Carlos Gambogi ressalta que o serviço prestado pela categoria é essencial para a segurança da população. Caso o sindicato descumpra a ordem, deverá pagar uma multa diária de R$ 100 mil.

A assessoria de imprensa do Sindasp informou ao Bhaz que, até o momento, a entidade não foi notificada oficialmente sobre essa decisão. Sendo assim, a greve está mantida.

Está agendada para a tarde da próxima segunda-feira (13) uma audiência de conciliação no plenário do Palácio da Justiça, no Centro de Belo Horizonte. As principais reivindicações da categoria são a aprovação da lei orgânica do sistema prisional, o pagamento de um abono fardamento, e mais agilidade no cumprimento do cronograma do curso de formação de 2013.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!