Pesquisar
Close this search box.

Colégio Bernoulli é multado em R$ 190 mil por cobranças abusivas

02/12/2024 às 14h07 - Atualizado em 02/12/2024 às 14h29
Fachada Colégio Bernoulli GO
PROCON-MG multa Colégio Bernoulli GO por cobranças abusivas. (Google Street View)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) multou o Colégio Bernoulli GO em R$ 191.223,05 por cobranças abusivas. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (02).

O processo administrativo foi instaurado após a reclamação de um consumidor que chegou ao órgão, afirmando que a escola cobrava pela realização de atividades curriculares/provas de segunda chamada, mesmo para situações justificadas, como ausência por motivo de doença, devidamente comprovada mediante atestado médico, ou em casos de força maior. 

Durante o processo, o MPMG analisou o regimento interno do colégio e apontou que não há especificação sobre hipóteses de isenção da taxa para segunda chamada, deixando as decisões a critério da instituição. Essa prática foi considerada abusiva pelo Procon-MG, pois infringe o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe cláusulas que coloquem o consumidor em desvantagem ou violem a boa-fé. 

Durante o processo, o colégio alegou não possuir documentos de 2023 que comprovasse isenções ou justificassem as cobranças, reforçando a irregularidade da conduta. Foi oferecida ao Colégio a oportunidade de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o que foi recusado.

Em nota para o BHAZ, o Colégio Bernoulli informou que “atendemos prontamente às solicitações do Ministério Público e estamos ciente de que cabe recurso, e no momento a instituição está avaliando as medidas legais cabíveis a serem adotadas”.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ
[author_socials_links]

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ