Física em casa! Professor da Caltech, mineiro fará live sobre computadores quânticos hoje

computador quântico
Fernando é professor da Caltech, um instituto de ciência e engenharia de renome mundial, em Pasadena (EUA) (IMAGEM ILUSTRATIVA/Envato + Arquivo pessoal)

Já pensou ter um computador que consiga resolver, por exemplo, problemas de segurança na hora de fazer uma compra online? Para isso servem os computadores quânticos, dispositivos capazes de fazer cálculos e algoritmos a partir da manipulação e leitura de informações armazenadas em átomos, moléculas, prótons, elétrons e fótons.

Hoje (3), a partir das 19h, em live no YouTube, o físico mineiro Fernando Brandão vai discutir a utilidade de futuros computadores quânticos e os desafios para construir hardware quântico em grande escala. Ao BHAZ, Fernando explicou um pouco de como funciona a tecnologia.

“Computador quântico usa as leis da física do mundo microscópico para resolver alguns problemas que são intratáveis nos computadores que temos hoje em dia. Esses variam desde problemas em criptografia, que usamos todo dia quando compramos online, até problemas de interesse da indústria farmacêutica e indústria de matérias”, explica.

Destaque de Minas

O mineiro Fernando Brandão foi o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio da American Physical Society (APS), uma das honrarias de física mais importantes do mundo. A premiação ocorre uma vez por ano e contempla profissionais de destaque.

Fernando é professor da Caltech, um instituto de ciência e engenharia de renome mundial, localizado em Pasadena (EUA). Com graduação e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o físico é especializado em computação quântica.

Física em casa

A palestra com o físico mineiro faz parte da programação do Física em Casa, do ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental). Os encontros são quinzenais, ocorrem sempre nas quintas-feiras, às 19h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube SAIFR Divulga.

“É um prazer participar dessa series de palestras do ICTP-SAIFR com o objetivo de difundir no Brasil de forma acessível a todos a fronteira do conhecimento da física de hoje”, destaca Fernando.

O ICTP-SAIFR é um centro regional sul-americano de física teórica criado em colaboração com o Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP) , da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Agência Paulista de Financiamento à Pesquisa (FAPESP) .

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!