Professores da rede municipal de ensino fazem nova paralisação nesta quarta-feira

Professores tiveram ontem mais um rodada de negociação com a PBH

Professores e servidores das escolas e unidades municipais de educação infantil (Umeis) fazem nesta quarta-feira (25) uma paralisação em apoio à greve da educação infantil, que teve início na última segunda-feira (23). Durante protesto em frente à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), manifestantes foram atacados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) com jatos de água, bombas de efeito moral e gás, além de sprays de pimenta.

Nesta quarta, professores e servidores fazem  novamente manifestação na porta da PBH, a partir das 14 horas, onde fazem também assembléia da categoria. A paralisação dos professores da tem apoio até mesmo dos pais dos estudantes. Um abaixo-assinado com cerca de 5 mil assinatura dos pais exige um pedido de desculpas da prefeitura e do governo estadual, em razão do tratamento dispensado aos manifestantes.

De acordo com o Sindicado dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH), cerca de 80% das escolas municipais da capital devem parar nesta quarta. Os professores da Umei reivindicação a equiparação salarial com os profissionais das escolas municipais. Hoje o salário inicial nas Umeis é de R$ 1,4 mil e das escolas R$ 2,2 mil.

Durante a última manifestação, os diretores Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH) Wanderson Rocha e Maria da Conceição Oliveira Silva foram detidos por desacato e obstrução de cumprimento de ordem pública. Os dois foram liberados depois de prestar depoimentos.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!