Projeto abre vagas em oficina gratuita de audiovisual para moradores da periferia de BH

cria periferia oficina
Projeto Cria Periferia vai oferecer 30 vagas para moradores da periferia de BH (Cria Periferia/Divulgação)

Artistas do audiovisual que moram na região da Pampulha, em Belo Horizonte, já podem se inscrever para o Cria Periferia – das Ruas para a Web, uma série de oficinas gratuitas para pessoas que moram na periferia da capital. As inscrições vão até o dia 25 de agosto e é necessário ter acima de 18 anos para participar.

Artistas de áreas de atuação tais como música, dança, teatro, pintura, escultura, desenho, grafite, cerâmica, gravura, artesanato, literatura, fotografia, cinema e arte digital podem se inscrever pelo formulário de inscrição disponível na internet.

É necessário que os candidatos enviem uma foto pessoal, comprovante de residência, portfólio ou um vídeo de até dois minutos de duração que demonstre sua atuação. Ao todo, serão selecionados 30 artistas.

As vagas são para moradores dos seguintes bairros: Alípio de Melo, Confisco, Conjunto Celso Machado, Inconfidência, Itatiaia, Jardim Alvorada, Jardim São José, Manacás, Santa Terezinha, Serrano, Urca, Vila Antena Montanhês, Vila Jardim Alvorada, Vila Jardim Montanhês, Vila Jardim São José e Vila Santo Antônio Barroquinha.

De setembro a outubro

O curso será dividido em 10 encontros, que serão distribuídos em cinco módulos. Os artistas terão aulas entre os meses de setembro e outubro, às terças e quintas, das 19h às 21h, por meio da plataforma de videoconferência Google Meet.

Durante a oficina, os selecionados aprenderão como produzir um roteiro de gravação; principais noções de direção de fotografia como iluminação, planos e ângulos, movimentos de câmera e temperatura de cor; como capturar áudio com qualidade; como editar seus próprios vídeos e como divulgá-los de forma profissional.

A lista de selecionados será divulgada pelas redes sociais do projeto até o dia 30 de agosto e os selecionados serão comunicados via telefone ou email. As aulas terão início no dia 7 de setembro. Em caso de dúvidas e para mais informações, os candidatos podem enviar um email para criaperiferia@gmail.com.

Diversidade no audiovisual

Pessoas negras, LGBTQIAP+ e PCDs (com mobilidade reduzida) serão priorizadas na seleção, como forma de contribuir na formação de profissionais que, além de serem da periferia, também fazem parte de grupos minoritários.

Além disso, para cada módulo da oficina será produzido um vídeo resumo sobre os assuntos tratados que serão disponibilizados com legenda no canal do Cria Periferia, no Youtube.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários